GESTÃO ESTRATÉGICA DE TALENTOS: PROPOSTA DE UM MODELO PARA EMPRESAS INOVADORAS

Authors

Keywords:

Gestão, Talentos, Inovação

Abstract

Um corpo significativo de literatura estratégica de recursos humanos aponta para o potencial dos recursos humanos como uma fonte de vantagem competitiva sustentável e consequentemente na trajetória da inovação. Neste contexto, onde os indivíduos são fundamentais para a inovação nas organizações e, ao mesmo tempo,  há uma ênfase na literatura de Gestão de Talentos, mais adequada a ambientes dinâmicos e competitivos, suscita-se a contribuição da Gestão Estratégica de Talentos em relação às estratégias de inovação das organizações. Assim, a contribuição específica deste ensaio foi desenvolver um modelo teórico de Gestão Estratégica de Talentos em empresas com foco em inovação. Nesta pesquisa, o modelo teórico foi desenvolvido com base no alinhamento das estratégias de inovação de Freeman (1982) e Freeman e Soete (2006), que fornece uma gama de opções de estratégias de inovação adotadas pelas empresas, bem como as funções técnicas ligadas a cada uma delas; da identificação de posições de talentos essenciais desenvolvida por Huselid et al. (2005), Boudreau e Ramstad (2007) e Mellahi e Collings (2009); e dos atributos que tornam os recursos humanos estratégicos desenvolvidos por  Barney (1991) e Lepak e Snell (1999; 2002). Por fim, são apresentadas as oportunidades de trabalhos futuros.

Author Biographies

Raquel Engelman, Universidade Feevale

Atualmente e professor-pesquisador na Universidade Feevale. Tem experiência na área de Administração de Empresas e Comunicação, atuando principalmente com os temas de pesquisa: gestão do conhecimento, gestão da inovação, relacionamentos interorganizacionais, empreendedorismo. É Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Possui Graduação em Comunicação Social com Habilitação em Relações Públicas (2000) e Especialização em Marketing Estratégico (2007) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Participa dos grupos de pesquisa Gestão - Inovação e Competitividade (Universidade Feevale) e GPEI ? Grupo de Pesquisa em Estratégia, Internacionalização e Inovação (UFRGS).

Cristine Hermann Nodari, Universidade Feevale

Pós-Doutorado em Inovação pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) Brasil, Bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PROSUP/CAPES). Mestra em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Brasil. Especialista em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Brasil. Graduação em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Principais temas de interesse e linhas de pesquisa: Inovação: Competitividade e Mercado.

Cristiane Froehlich, Universidade Feevale

Doutora em Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), com doutorado sandwich no Programa de Doutorado em Sociologia Econômica e das Organizações do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa - Portugal (2014). Mestre em Administração - UNISINOS (2006). Especialista em Gestão e Planejamento de Recursos Humanos - UNISINOS (2003). Graduada em Pedagogia - UNISINOS (2002). Docente e Pesquisadora do Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Feevale (Novo Hamburgo - RS). Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação Especialização em Gestão de Recursos Humanos e Especialização em Gestão Empresarial Ênfase em Serviços. Atua no Grupo de Pesquisa em Gestão - Linha de Pesquisa: Inovação e Competitividade da Universidade Feevale. Áreas de Pesquisa e Atuação: Inovação, Sustentabilidade, Gestão de Pessoas.

Published

12-03-2017