NEGÓCIOS SOCIAIS NO BRASIL: A PRODUÇÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES ENTRE 2005 E 2015

Authors

  • Luiz Gustavo Santos Barboza Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Elizandra da Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Geysler Rogis Flor Bertolini Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Keywords:

Negócios sociais, Negócios de impacto social, Empreendedorismo Social, Produção Científica,

Abstract

O objetivo da pesquisa é estudar as teses e dissertações brasileiras que abordam o tema Negócios Sociais. Os trabalhos analisados envolvem produções de 2005 a 2015, identificadas nas bases de teses e dissertações da CAPES e do IBICT. Para as buscas foram utilizadas 11 palavras chaves e, após a verificação dos resultados, foram identificadas 28 teses e dissertações que abordam o tema. De caráter exploratório, a pesquisa analisa as produções acadêmicas de forma quantitativa: quanto ao volume de teses e dissertações publicados por instituição; volume de teses e dissertações publicados por período; identificação do tipo de pesquisa (tese ou dissertação); e em relação a abordagem de pesquisa (qualitativa, quantitativa, quantitativa-qualitativa). De forma qualitativa, identificam-se as principais discussões presentes nas teses e dissertações e também as principais sugestões de pesquisas futuras dos trabalhos levantados. O resultado foi atingido, contribuindo com a discussão acadêmica acerca do tema, que é recente e apresenta grande potencial para novas pesquisas. São sugeridos estudos futuros abordando produções acadêmicas stricto sensu de bases internacionais; métricas de impacto social; novas pesquisas que analisem aspectos de negócios sociais pioneiros no país e novos estudos de caráter quantitativo.

Author Biographies

Luiz Gustavo Santos Barboza, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Acadêmico do Programa de Mestrado Profissional em Administração - PPGA, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Possui MBA em Gestão Estratégica e Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

 

Elizandra da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná; Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, e Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É professora efetiva no curso de Graduação em Administração e no Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Geysler Rogis Flor Bertolini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Graduação e Especialização em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia. Docente do Mestrado Profissional em Administração, do Mestrado em Contabilidade, do Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável e do curso de Graduação em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Published

12-03-2017