Mapeamento Conceitual do Balanced Scorecard no Ensino Superior

Authors

  • Cleber Augusto Pereira Universidade Federal do Maranhão (UFMA)
  • Neimar Sousa Pinto Pereira Universidade do Minho
  • Renato Pereira Monteiro Universidade de Aveiro

Keywords:

Balanced Scorecard, Gestão do Conhecimento, Mapa conceitual, Universidades

Abstract

O tema central do estudo é a utilização do Balanced Scorecard (BSC) nas universidades. Os objetivos principais foram descrever as aplicações do BSC nas universidades, identificando as técnicas, métodos e metodologias utilizadas. Este estudo procura responder às seguintes questões de partida: Como o BSC tem sido aplicado nas universidades? A aplicação do BSC pode ser integrada com a Gestão do Conhecimento ou outras métricas? Utilizou-se como instrumento de intervenção a metodologia de revisão sistemática de literatura nas bases de dados da ISI of Web - Currents Content Connect e Scopus, com a aplicação de um protocolo de pesquisa que permite a réplica por outros pesquisadores. O protocolo de pesquisa baseou-se em uma adaptação de métodos de revisão de literatura para aplicação nas áreas de ciências sociais (TRANFIELD; MOUCHEL, 2002; TRANFIELD; DENYER; SMART, 2003; SAUR-AMARAL, 2011). Aplicou-se um mapa conceitual para a representação visual dos achados. Evidenciou-se, na aplicação do BSC nas universidades, que a abordagem voltada para o desempenho tem sido relacionada com a quarta perspectiva do modelo padrão, levando-se em consideração a intensa atividade dos ativos intelectuais intangíveis na produção do conhecimento. Como resultados são apresentados os mapas conceituais com técnicas, métodos e tecnologias utilizadas conjuntamente com o BSC na busca de adaptações à alta atividade intelectual.

Palavras-chave: Balanced Scorecard. Gestão do Conhecimento. Mapa conceitual. Universidades. 

Author Biographies

Cleber Augusto Pereira, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Professor Assistente com Dedicação Exclusiva.

Neimar Sousa Pinto Pereira, Universidade do Minho

Professora Assistente com Dedicação Exclusiva.

Renato Pereira Monteiro, Universidade de Aveiro

Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

Published

21-12-2015