Socialização organizacional como um fenômeno humano social: uma contribuição ao debate

Authors

  • Flaviana Andrade de Pádua Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Antônio Luiz Marques Faculdade Novos Horizontes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Mozar José de Brito Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Keywords:

Socialização, Socialização Organizacional, Pesquisa Organizacional

Abstract

Este ensaio teve por objetivo oferecer uma reflexão sobre a socialização organizacional, problematizando-a, com a defesa de que ela se apresenta como um fenômeno complexo e multifacetado, possibilitando múltiplos níveis de análise. Por meio de pesquisa bibliográfica foram reunidas publicações cujos textos selecionados representam relevante aporte teórico e conceitual para subsidiar este argumento. Com isso, foram realizados esclarecimentos conceituais, expressos agrupamentos de estudos que demonstram distintos interesses intelectuais para pesquisas e apresentada um nova síntese a partir destes agrupamentos. Por meio das reflexões efetuadas em uma interlocução crítica com os textos utilizados, neste ensaio foi possível aprofundar o entendimento sobre a socialização organizacional. Conclui-se que ela possui conceituação abrangente e, como um processo, é heterogênea e inacabada, individual e coletiva, formal, mas também informal, gerando resultados nem sempre previsíveis. Foram apontadas quatro categorias centrais para as análises quais sejam: indivíduo;  organização; indivíduo e organização;  indivíduo, organização e o contexto extraorganizacional. A socialização organizacional foi revelada como um fenômeno humano social e que comporta perspectivas mais integradoras para os estudos, com o intuito de que a sua complexidade, dinâmicas e especificidades sejam mais bem apreendidas e situadas.

 

Author Biographies

Flaviana Andrade de Pádua Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutoranda em Administração pelo Centro de Pós-graduação e Pesquisas em Administração, Universidade Federal de Minas Gerais (CEPEAD/UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. Docente do Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA). Lavras, Minas Gerais, Brasil.

Antônio Luiz Marques, Faculdade Novos Horizontes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

PhD pela Aston University, Inglaterra. Professor titular pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Docente na Faculdade Novos Horizontes. Belo Horizonte, MG, Brasil.

Mozar José de Brito, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutor em Administração pela Faculda de Economia, Administração e Contabildiade da Universidade de São Paulo (FEA/USP). Docente do Departamento de Administração e Economia, da Universidade Federal de Lavras (DAE/UFLA). Lavras, MG, Brasil.

Published

07-01-2016