Representações sociais de poder em entidades de classe patronal

Authors

  • Flávio Ramos Universidade do Vale do Itajaí
  • Cledir Orlandi Universidade do Vale do Itajaí
  • Micheline Ramos de Oliveira Universidade do Vale do Itajaí

Keywords:

Representações sociais. Poder. Culturaorganizacional

Abstract

O comércio é uma das atividades econômicas mais importantes do país, pois este segmento corresponde a 67% do PIB nacional. O objetivo deste estudo é analisar as representações sociaisde poder em entidades de classe patronal do comércio no oeste catarinense. Esta pesquisa decorre do paradigma interpretativista, que entende que a realidade é construída por interpretações do real feita pelas pessoas nos contextos sociais que ocorre. O método de pesquisa que se utilizou foi a fenomenologia, e optou-se pela abordagem qualitativa de natureza descritiva e exploratória. A técnica de coleta utilizada foi a entrevista com roteiro semi-estruturado e a análise dos dados foi realizada através da análise do discurso. A pesquisa teve um ângulo de abordagem social e político e as relações de poder estabelecidas se revelam a partir dos diferentes depoimentos analisados. As representações sociais reveladas pelos entrevistados compõem a história de suas vidas e podem proporcionar subsídios que auxiliam na reflexão sobre o tema, bem como contribuir para o campo de conhecimento das organizações.

Author Biographies

Flávio Ramos, Universidade do Vale do Itajaí

Coordenador do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas da Universidade do Vale do Itajaí

Cledir Orlandi, Universidade do Vale do Itajaí

Mestranda em Administração UNIVALI

Published

24-06-2016