Ensaio - O Princípio da Bicicleta: revisitando a mudança organizacional

Autores

  • Antonio Teodoro Ribeiro Guimarães UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Palavras-chave:

Mudança Organizacional, Metáforas Organizacionais, Andar de Bicicleta

Resumo

O equilíbrio da bicicleta apenas é alcançado quando ela está em movimento. E as pessoas têm que aprender a se equilibrar nela, também em movimento. Não existe outro tipo de aprendizado que não seja o cair e levantar. Não existem teorias que possam ser estudadas previamente, não existem ensaios, nem adianta nada o uso de demonstrações. É só caindo e levantando que se aprende. A tese apresentada neste artigo, através do uso de metáforas, fala da dificuldade de implantação de mudanças nas organizações, decorrente do simples fato de que a empresa e as pessoas que nela trabalham, muitas vezes precisam aceitar a inovação pedalando a bicicleta, com medo do tombo provável e sem teorias de sustentação.

 

Biografia do Autor

Antonio Teodoro Ribeiro Guimarães, UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, Brasil. Possui doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP, Brasil. Pesquisador de assuntos de estratégia, principalmente em redes de negócios e cadeias de suprimentos.

Downloads

Publicado

30-12-2010

Como Citar

Guimarães, A. T. R. (2010). Ensaio - O Princípio da Bicicleta: revisitando a mudança organizacional. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 7(1), 187–195. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/836