Contabilidade Gerencial e Mercado de Capitais: o preço das ações em mercado é mais bem explicado por indicadores internos da empresa ou por indicadores externos?
Palavras-chave:
Contabilidade Gerencial, Mercado de Capitais, Indicadores Internos e ExternosResumo
Em mercados efi cientes as informações são prontamente assimiladas pelos investidores e automaticamente refl etidas nos preços de mercado das ações. Na prática, não se sabe se os investidores assimilam essas informações automaticamente, e tampouco se todas causam o mesmo impacto na percepção do investidor e no preço das ações. Diante disto, este estudo buscou verifi car se o preço das ações negociadas na BOVESPA, no período de 1994 a 2004, é mais bem explicado por indicadores internos da empresa ou por indicadores externos. Assume como hipótese inicial que os indicadores internos têm maior poder de explicação dos preços. Trata-se de estudo descritivo, com pesquisa bibliográfica e documental. A análise dos dados é econométrica, por meio do cálculo dos coeficientes de correlação e de determinação. Para testar a hipótese foram selecionados oito indicadores internos e cinco externos. Aqueles foram extraídos dos demonstrativos contábeis e estes do próprio mercado. Os resultados indicam, de forma incipiente, que os indicadores externos, no caso o índice IBOVESPA e o índice de inflação IGP-DI, explicam melhor o preço de mercado das ações. Dos internos, o indicador de rentabilidade do patrimônio líquido foi o que apresentou melhores resultados, mas aquém dos dois indicadores externos. Para afirmações conclusivas se faz necessário ampliar os estudos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.