O impacto do ensino superior na renda dos indivíduos: um estudo de caso comparativo<p>The impact of higher education on individuals' income: a comparative case study

Autores

Palavras-chave:

Retornos da Educação, Investimentos, Ensino Superior, Administração.

Resumo

Resumo: O Brasil possui 2.608 Instituições de Ensino Superior (IES), entre Universidades, Centros Universitários, Faculdades, Institutos Federais e Centros Federais de Educação Tecnológica, sejam públicos ou privados. Em todas essas IES estavam matriculados 8,6 milhões de alunos em cursos de graduação (INEP, 2020). Todavia, esses números ainda não são suficientes para garantir condições razoáveis ou desejáveis para o desenvolvimento humano e econômico brasileiro. Essa abordagem é relevante, pois a educação demonstra significativa interferência na renda das pessoas. Segundo dados do IBGE (2020), diante da situação de queda da renda dos mais pobres e, portanto, aumento da desigualdade, as mulheres tiveram melhores ganhos. Segundo Neri (2019), isso acontece justamente porque elas representam um grupo relevante da população que melhora a renda por frequentarem por mais tempo os bancos escolares e, principalmente, cursarem o ensino superior. Nesse sentido, Mincer (1975) já defendia que as taxas de crescimento da renda estavam diretamente relacionadas ao nível de instrução dos trabalhadores.

Biografia do Autor

Marcio Alexandre Facini, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Possui graduação em Administração pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (1996) e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é Professor Assistente D, do Departamento de Administração, da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Campus Santa Cruz, em Guarapuava/PR. Tem experiência na área de Administração, com ênfase Gestão de Instituições de Ensino Superior. 

Luci Nychai, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (1999) e mestrado em Engenharia Agrícola com área de concentração em Engenharia de Sistemas Agroindustriais. Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia (PCE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). É docente efetivo do Departamento do Departamento de Ciência Econômica da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). É líder do grupo de pesquisa em Economia: teoria e prática e Coordenadora do Núcleo de Estudos e Práticas Econômicas (NEPE) do Departamento de Economia/UNICENTRO. Atua nas áreas de Métodos Quantitativos em Economia, Gestão pública e Economia Institucional e comportamental com especial interesse no foco institucional-cognitivo.

Joceliane Antunes Araujo Camargo, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014), com MBA em Gestão Estratégica de Organizações (2017) e Especialização em Gestão Pública (2018), bem como Mestrado em Administração Profissional (PPGADM) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2021).

Rodrigo dos Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste/UNICENTRO

Graduado em Administração pela Faculdade Campo Real (2011), com MBA em Gestão Econômica e Financeira de Negócios pela pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2014) e Mestre em Administração Profissional (PPGADM) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2021).

Referências

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Publicado

27-07-2023