As SmartCities e o Pós-Revolução Digital: Um estudo do binômio efetividade x interesse coletivo<p>SmartCities and the Post-Digital Revolution: A study of the binomial effectiveness x collective interest
Palavras-chave:
Smartcities, Governança Inteligente, Sociedade da Informação, Novas Tecnologias, Desenvolvimento Sustentável.Resumo
Este artigo tem por objetivo verificar como o interesse coletivo e o uso da tecnologia impactam nos objetivos de desenvolvimento sustentável. Trata-se de estudo com abordagem quantitativa, conclusiva, descritiva, com dados coletados via survey com 87 munícipes de Florianópolis e análise por meio de estatística descritiva e técnica de modelagem de equação estrutural. Observamos que foi possível estatisticamente validar as hipóteses traçadas no estudo, na qual tanto os interesses coletivos quanto as tecnologias impactam positivamente nos objetivos de desenvolvimento sustentável. A principal contribuição deste artigo foi verificar na prática que ações de interesse coletivo e a eficiência provocada pela utilização da tecnologia em prol das smart cities aceleram a promoção da sustentabilidade.
Referências
ALPERYTĖ, I.; IŠORAITĖ, M. Developing a City Brand. Journal of Intercultural Management. Vol. 11. No. 4. December 2019. pp. 1–27.
CARDOSO et al. Nível de sustentabilidade do território da Cantuquiriguaçi/Pr. Revista Capital Científico. V. 19, n. 2, 2021.
CARVALHO, L.. Smart cities from scratch? A socio-technical perspective. Cambridge Journal of Regions Economy and Society. January 2015
LIMA, M. A., SERRA, F. A. R., SOARES, T. C., AND LIMA, C. R. M. de.. Strategy or Legitimacy? Analysis of the Role of Institutional Development Plans in Brazilian Universities. BBR. Brazilian Business Review, 17(1), 66-96, 2020.
VUKOVIC, N., RZHAVTSEV, A., SHMYREV, V.. Smart city: The case study of Saint-Peterburg 2019. International Review, (1-2), 15-20. 2019.
WALRAVENS, N. Qualitative indicators for smart city business models: The case of mobile services and applications. Telecommunications Policy. 39(3-4). 2015. p. 218-240.
WEBER, M. Ensaios de Sociologia. 5ª edição. LTC. São Paulo. 1982.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.