Ações estratégicas para o desenvolvimento de negócios em uma instituição de ensino privada: um relato de experiência de gestão<p>Strategic actions for business development in a private educational institution: a management experience report
Palavras-chave:
Competitividade, Desenvolvimento de negócios, Gestão de instituições de ensinoResumo
O texto relata a ação intervencionista em uma instituição de ensino privada com o objetivo geral de formular e implementar estratégias para ampliar a eficácia de gestão em busca do desenvolvimento de negócios. Além das forças competitivas tradicionais as instituições educacionais privadas sofreram os efeitos da pandemia de COVID-19 no mercado. A análise das condições estruturais e das demandas de mercado possibilitou identificar aspectos que põem em risco sua sustentabilidade econômica. A partir da análise e diagnóstico da situação-problema, a intervenção proposta consiste em ações aplicadas à captação e redução da evasão de alunos e da inadimplência, por meio de adequações estruturais e, principalmente, da revisão do posicionamento estratégico. O projeto resultou em benefícios objetivos, ou mensuráveis, e subjetivos, que consistem em percepções de mudança comportamental. Dentre os objetivos, encontram-se o aumento da procura e concretização de matrículas. Quanto aos resultados não mensuráveis, observam-se melhorias perceptíveis na eficácia de gestão, favorecendo a competitividade do negócio. Os impactos já concretizados somam-se ao potencial de favorecimento da organização sob o ponto de vista (i) econômico; (ii) reputacional e (iii) comportamental. O relato da experiência, que resgata modelos propostos no ambiente acadêmico aplicados na prática, potencializa a expansão do conhecimento e evolução da tecnologia de gestão, por ser replicável em situações semelhantes, para criação de valor via oferta de soluções aos consumidores atendidos e à comunidade em geral, com satisfação de suas necessidades, ganhos em qualidade e geração de empregos.
Referências
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim da versão inglesa de W.D. Ross. São Paulo: Ed. Nova Cultural, 1991
G1. Em meio à crise, mercado de educação é o que mais cresce em número de empresas no Brasil, diz IBGE. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/06/26/em-meio-a-crise-mercado-de-educacao-e-o-que-mais-cresce-em-numero-de-empresas-no-brasil-diz-ibge.ghtml. Acesso em 30/11/2020.
G1. Setor de serviços tem tombo recorde de 7,8% em 2020, aponta IBGE. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/noticia/2021/02/11/setor-de-servicos-tem-tombo-recorde-de-78percent-em-2020-aponta-ibge.ghtml. Acesso em 09/05/2021
ISHIKAWA, K. Controle de qualidade total: à maneira japonesa. R. Janeiro: Campus, 1995.
JOHNSON, G.; SCHOLES; K.; WHITTINGTON, R. Explorando a estratégia corporativa: textos e casos. Porto Alegre: Bookman, 2007.
LEI Nº 9.780, de 23 de novembro de 1999. Dispõe sobre o valor total das anuidades escolares e dá outras providências. Brasília, DF: Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9870.htm. Acesso em 12/01/2022.
MARCONDES, R.C.; MIGUEL, L.A.P.; FRANKLIN, M.A.; PEREZ, G. Metodologia para elaboração de trabalhos práticos e aplicados: administração e contabilidade. São Paulo: Ed. Mackenzie, 2017. Disponível em: https://www.mackenzie.br/fileadmin/ARQUIVOS/Public/ 6-pos-graduacao/upm-higienopolis/mestrado-doutorado/admin-desen-negocios/2018/Livro_ Metodologia_trabalhos_praticos.pdf. Acesso em 10/01/2022.
OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business model generation: inovação em Modelos de Negócios: um manual para visionários, inovadores e revolucionários. Rio de Janeiro: Alta Books, 2011.
SIEEESP. Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo. Inadimplência nas Escolas. São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.sieeesp.org.br/index.php?page= juridico. Acesso em: 12/01/2022.
SIEEESP. Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo. Escolas privadas em SP sofrem com disparada da inadimplência e pedem para reabrir. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.sieeesp.org.br/index.php?mact=News,cntnt01, detail,0&cntnt01articleid=1296&cntnt01returnid=66. Acesso em: 10/03/2021.
SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Administração da Produção. 8a. ed. São Paulo: Atlas, 2018.
UNIÃO PELAS ESCOLAS PARTICULARES. Megatendências – As escolas brasileiras no contexto do coronavírus. São Paulo, SP. Disponível em: http://uniaopelasescolas.com.br/ Acesso em: 06/12/2021.
VEJA. PIB do Brasil: o desempenho da economia diante da pandemia, em números. São Paulo, 2021. Disponível em: https://veja.abril.com.br/economia/pib-em-numeros-o-desempenho-da-economia-brasileira-diante-da-pandemia/. Acesso em: 09/05/2021.
WILLIAMSON, O.E. Comparative Economic Organization: The Analysis of Discrete Structural Alternatives. Administrative Science Quarterly, 36 (2), 1991, p. 269-296.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.