A relação entre posicionamento estratégico e adaptações organizacionais em um contexto de educação superior<p>The relationship between strategic positioning and organizational adaptations in a higher education context
Palavras-chave:
Posicionamento estratégico, Adaptação organizacional, Curso de Administração.Resumo
As alterações ambientais reforçam a necessidade das organizações adotarem um posicionamento estratégico bem definido e de o sustentarem por meio de adaptações. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar a relação entre o posicionamento estratégico e as adaptações organizacionais realizadas pelo Curso de Administração da Universidade de Cruz Alta. Trata-se de um estudo de caso único, realizado por meio de grupo focal com os membros do Núcleo Docente Estruturante do Curso pesquisado. Os resultados mostram que o Curso possui posicionamento baseado na diferenciação, com foco na qualidade, e realiza várias ações acadêmicas e administrativas que embasam suas adaptações estratégicas. As principais competências distintivas que embasam esse posicionamento estratégico do Curso são as áreas profissionais, os fatores inerentes à universidade e o networking. Além disso, as adaptações realizadas no âmbito do Curso foram influenciadas tanto por necessidades externas quanto internas, mantendo o alinhamento ao seu posicionamento de diferenciação.
Referências
BERRUTTI, M.; SILVA, C.D. Processo de adaptação estratégica segundo modelo de Tushman e Romanelli. RAUnP, v. 6, n. 1, p. 23-35, 2014.
CIOTTI, R.; FAVRETTO, J. Capacidade absortiva em instituições de ensino superior: uma sistematização da literatura. CONTEXTUS - Revista Contemporânea de Economia e Gestão, v. 15, n. 3, p. 203-229, 2017.
CORREA, R.O.; SANTOS, L.L.; SILVA, E.D. Posicionamento estratégico e estratégias organizacionais no âmbito do pequeno negócio. E&G Economia e Gestão, v. 16, n. 43, p. 198-216, 2016.
COSTA, A.L.; MORAES, R.R.; PETROLA, S.; VIANNA, K.; GONÇALVES, E. Posicionamento estratégico: estudo de caso das cinco forças competitivas de Porter aplicado na Limp Bem Distribuidora. Revista de Administração e Contabilidade da Faculdade Estácio do Pará, v. 4, n. 7, p. 15-40, 2017.
ESTEVES, P.C.L.; SILVA, S.M. Fatores determinantes da competitividade no ensino superior de Santa Catarina, a partir da percepção dos seus principais dirigentes. Revista Eletrônica de Estratégias & Negócios, v. 4, n. 2, p. 117-153, 2011.
HODGSON, G.M. Understanding organizational evolution: toward a research agenda using generalized Darwinism. Organization Studies, v. 34, n. 7, p. 973-992, 2013.
KRIELOW, A.; SANTOS, M.R. A definição do posicionamento estratégico sob a perspectiva das competências organizacionais para obtenção de vantagem competitiva. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, 38, 2014.
MARCO, R.A.; SANTOS, G.S.; SEHNEM S. Como ocorre o processo de formação de estratégias em instituições de ensino superior? Um estudo em Santa Catarina. Revista Ibero-Americana de Estratégia – RIAE, v. 16, n. 3, p. 69-89, 2017.
MARTINS, P.R.; SCHREIBER, D.; MARTINS, R.L.; BLOS, C.F. O impacto do posicionamento estratégico no volume de produtos comercializados por uma empresa de pequeno porte no ramo calçadista do vale dos Sinos/RS. Revista da Micro e Pequena Empresa, v. 11, n. 2, p. 89-104, 2017.
MAZZALI, L.; FERNANDEZ, S.A.F.; NOGUEIRA, A.G. Estratégia competitiva no ensino superior: o desenvolvimento de competências distintivas na busca pela diferenciação. BASE - Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, v. 2, n. 3, p. 133-143, 2005.
OLIVEIRA, M.; FREITAS, H. Focus group: instrumentalizando o seu planejamento. In: GODOI, C.K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A.B. (Orgs.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: Paradigmas, estratégias e métodos. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
PASCUALETO R.G.; DAL-SOTO F. Gestão e mudança estratégica na Universidade de Cruz Alta: dinamizando o pêndulo na teoria co-evolucionária. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Belo Horizonte, MG, Brasil, 39, 2015.
QUERINO, M.P.; MORAES, M.C.B. O processo de adaptação estratégica da escola superior de administração e gerência: da concepção à percepção de seus gestores estratégicos. RACE – Revista de Administração, Contabilidade e Economia, v. 13, n. 1, p. 181-218, 2014.
ROSSETTO, C.R.; LAZZARETTI, K.; VARGAS, S.M.L. Adaptação estratégica em uma instituição de educação profissional. Revista de Administração FACES Journal, v. 2, n. 2, p. 108-129, 2012.
ROSSETTO, C.R.; ROSSETTO, A.M. Teoria institucional e dependência de recursos na adaptação organizacional: uma visão complementar. RAE – Revista de Administração de Empresas, v. 4, n. 1, 2005.
SAGAZ, S.M.; FEIJÓ, V.C. Posicionamento estratégico de mercado: um estudo de caso em um salão de beleza do oeste de Santa Catarina. Seminário Interinstitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Cruz Alta, RS, Brasil, 20, 2015.
SAMPIERI, R.H.; CALLADO, C.F.; LUCIO, M.P.B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, M.R.; HEXSEL, A.E. A obtenção da vantagem competitiva através do desenvolvimento de competências organizacionais a partir da combinação e integração de recursos. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Brasília, DF, Brasil, 29, 2005.
SILVA, A.V.B.; SERRALVO, F.A.; ROMARO, P. Planejamento e execução estratégica: as divergências no processo. Revista Pensamento & Realidade, v. 35, n. 1, p. 63-82, 2020.
SOARES, L.H. Gestão de instituições de ensino: o ensino superior privado e os novos parâmetros de perenidade. Universitas: Gestão e TI, v. 3, n. 2, p. 79-87, 2013.
TESSAROLO, G.L.; AZOLIN, L.G.; LOUZADA, L.C. Estratégias genéricas e o desempenho: um estudo empírico sobre o trade-off entre liderança de custos e diferenciação, 2020. Anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 2020.
THOMÉ, R.B.M.; HEXSEL, A.E.; TONI, D.; MILAN, G.S. Estrutura e posicionamento estratégico da indústria de vinhos de mesa do Rio Grande do Sul. REBRAE – Revista Brasileira de Estratégia, v. 6, n. 2, p. 151-164, 2013.
YIN, R.K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
ZALUSKI, F.C.; SAUSEN, J.O. Determinismo e voluntarismo na adaptação estratégica: o caso de uma cooperativa médica. Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde v. 15, n. 2, 2020.
ZAPPELLINI, M.B.; FEUERSSCHÜTTE, S.G. O uso da triangulação na pesquisa científica brasileira em Administração. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 241-273, 2015.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.