Diagnóstico e proposição de mudanças no fluxo de compras e almoxarifado de uma instituição de ensino Público Federal<p>Diagnosis and proposition for changes in the flow of purchases and storage of a Federal Public education institution

Autores

Palavras-chave:

Instituição de Ensino Público Federal, Compras Públicas, Almoxarifado

Resumo

A função de compras tem fundamental importância dentro de uma instituição, seja pública ou privada, e não está restrita apenas ao ato de comprar, mas de todo o processo logístico, incluindo a sua armazenagem até o seu consumo final. Este artigo tecnológico objetivou diagnosticar e propor mudanças nos processos de compras e de almoxarifado de uma Instituição de Ensino Público Federal com foco nos procedimentos internos e na comunicação entre os setores. A metodologia utilizada foi a de entrevistas com o gestor da unidade e análise documental e empírica dos documentos e procedimentos. Foram identificadas situações que necessitam de melhoria tanto preventivamente, quanto corretivamente. Dessa forma, foram propostas intervenções nos processos de compras e de almoxarifado objetivando compras mais assertivas e uma gestão de estoque mais eficiente. Concluiu-se que com pequenas modificações nos procedimentos os resultados são satisfatórios.

Biografia do Autor

Tiago Juliano da Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Maringá, Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Administração na Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, Brasil.

Alecxandro Pellin, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado e Pós graduado em Gestão Pública, Mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE, Brasil

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - Uninove. Professor do Programa de Pós-graduação em Administração e do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Brasil.

Claudio Antonio Rojo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professor Associado da UNIOESTE, Docente do PPGAdm, com Doutorado em Engenharia de Produção pela UFSC e Pós-doutorado em Administração pela FEA/USP.

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Publicado

20-08-2021

Edição

Seção

Relato Técnico