Diagnóstico e proposição de mudanças no fluxo de compras e almoxarifado de uma instituição de ensino Público Federal<p>Diagnosis and proposition for changes in the flow of purchases and storage of a Federal Public education institution
Palavras-chave:
Instituição de Ensino Público Federal, Compras Públicas, AlmoxarifadoResumo
A função de compras tem fundamental importância dentro de uma instituição, seja pública ou privada, e não está restrita apenas ao ato de comprar, mas de todo o processo logístico, incluindo a sua armazenagem até o seu consumo final. Este artigo tecnológico objetivou diagnosticar e propor mudanças nos processos de compras e de almoxarifado de uma Instituição de Ensino Público Federal com foco nos procedimentos internos e na comunicação entre os setores. A metodologia utilizada foi a de entrevistas com o gestor da unidade e análise documental e empírica dos documentos e procedimentos. Foram identificadas situações que necessitam de melhoria tanto preventivamente, quanto corretivamente. Dessa forma, foram propostas intervenções nos processos de compras e de almoxarifado objetivando compras mais assertivas e uma gestão de estoque mais eficiente. Concluiu-se que com pequenas modificações nos procedimentos os resultados são satisfatórios.
Referências
ALMEIDA, Alessandro Anibal Martins de; SANO, Hironobu. Função compras no setor público: desafios para o alcance da celeridade dos pregões eletrônicos. Revista de Administração Pública, [S.L.], v. 52, n. 1, p. 89-106, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612164213.
CUNHA, Marcos André da Silva; BOURLEGAT, Cleonice Alexandre Le. Inclusão e perspectivas de desenvolvimento da microempresa e empresa de pequeno porte no processo de compras governamentais na esfera federal. Interações, Campo Grande, [S.L.], p. 410-421. Universidade Católica Dom Bosco, 2016. http://dx.doi.org/10.20435/1984-042x-2016-v.17-n.3(05).
FERREIRA, Thayanne Alves et al. ANÁLISE DA GESTÃO DE ESTOQUES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: estudo de caso de um almoxarifado em uma instituição federal de ensino superior (ifes). In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO DA REGIÃO NORDESTE, 2013, Simpósio. Juazeiro do Norte: UFC. p. 1-11.
NERY, Renato Vivas; GUIMARÃES, Vanessa de Almeida; LEAL JUNIOR, Ilton Curty. GESTÃO DE ESTOQUE: uma atividade logística na administração de um hospital público do estado do rj. Uniabeu, Belford Roxo - Rj, v. 9, n. 22, p. 49-63, 2016.
REIS, Paulo Ricardo da Costa; CABRAL, Sandro. Para além dos preços contratados: fatores determinantes da celeridade nas entregas de compras públicas eletrônicas. Revista de Administração Pública, [S.L.], v. 52, n. 1, p. 107-125, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7612164442.
SAN MARTIN, A. S.; LUNARDI, G. L.; DOLCI, D. B. Motivos que influenciam as organizações na adoção de práticas sustentáveis na área de Tecnologia da Informação. Revista de Tecnologia Aplicada, v.1, p. 3–19, 2021.
TEIXEIRA, A. A.; SILVA, D. B. DA. (2021). A eficiência da comunicação no ambiente de trabalho e a eficácia organizacional. Revista de Tecnologia Aplicada, v. 1, 2021, p. 45–61.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.