Ações e projetos realizados em resposta à COVID19: um estudo no mercado segurador brasileiro<p> Actions and projects carried out in response to COVID19: a study in the brazilian insurance market
Palavras-chave:
COVID19, Mercado Segurador Brasileiro, Ações e Projetos EstratégicosResumo
No ambiente de negócios, a pandemia trouxe mudanças como a adoção do home office, novos desafios tecnológicos, de infraestrutura, modelo de trabalho, cultura organizacional e atenção ao nível de dívida das empresas. O setor brasileiro de seguros, que já convivia com o surgimento de insurtechs e o uso de novas tecnologias, teve listadas por uma consultoria de alta gestão (a PwC), 5 prioridades para o pós-pandemia: 1. Foco em custos e produtividade, 2. Impulsão da transformação digital (TD), 3. Criação de novos fluxos de receita, 4. Preparação da força de trabalho para o novo mundo e 5. Reforço da eficiência de capital e marca. O objetivo da pesquisa foi levantar o impacto da COVID19 na adoção de ações para o alcance dessas prioridades, a partir da resposta de 9 seguradoras a um questionário, cujos resultados (analisados por análise de conteúdo, sendo a pesquisa qualitativa e exploratória) sinalizam como principais ações dotadas: (1) Reforço da eficiência do capital e da marca (reforço da marca foi unanimidade), (2) Realinhamento da estrutura de custos e produtividade (produtividade, citada por 8 das 9 respondentes), (3) Impulsionar a TD (mais ações de melhoria incremental do que de TD),(4) Preparar força de trabalho: adaptação para um novo modelo (provavelmente híbrido). Adicionalmente, o trabalho contribui ao sinalizar que ações para criação de novos fluxos de receitas e realinhamento de custos tendem a ser um diferencial na busca por resultados futuros, por não estarem na pauta dos respondentes, dada a baixa previsibilidade do cenário atual.
Referências
ARAUJO, E. Questões de tempo e espaço: Do teletrabalho, ao “ficar em casa”, passando pelo confinamento. Communitas Think Tank – Ideias, 2020.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: LDA, 2011.
BIANCOLINO, C. A. et al. Protocolo para Elaboração de Relatos de Produção Técnica. Revista de Gestão e Projetos, v. 3, n. 2, p. 294–307, 2012.
BORELLI, E.; SAPONARA, R. S. DISRUPÇÃO TECNOLÓGICA: IMPACTOS NO CRESCIMENTO DO MERCADO DE SEGUROS. Revista Científica Hermes, v. 23, p. 162–182, 2019.
BUENO, D. Sonho Seguro. Disponível em: <https://www.sonhoseguro.com.br/>. Acesso em: 10 jul. 2020.
CAPGEMINI RESEARCH INSTITUTE. World Insurance Report 2020. [s.l: s.n.].
CARDOSO, J. A. A.; PINTO, J. DE S. Blockchain e Smart Contracts: Um Estudo Sobre Soluções para Seguradoras. 2o. CONGENTI. Anais...2018.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3a. edição ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
FERREIRA, L. Q.; CARLOS, F.; SIQUEIRA, É. S. e-Insurance ou Seguros Digitais : As Tecnologias de Informação e Comunicação utilizadas pelas principais empresas seguradoras do Brasil. Journal of Perspective in Management, v. 2, n. 2, p. 51–65, 2018.
GODOI, C. K.; SILVA, A. B. .; MELO, R. B. Pesquisa Qualitativa em Estudos Organizacionais – paradigmas, estratégias e métodos. 2a. edição ed. SÃO PAULO: Saraiva, 2010.
LOSEKANN, R. G. C. B.; MOURÃO, H. C. Desafios Do Teletrabalho Na Pandemia Covid-19: Quando O Home Vira Office. Caderno de Administração, v. 28, p. 71–75, 2020.
MATTA, C. Seguradoras além da Covid-19: cinco prioridades estratégicas para um mundo pós-crise. Disponível em: <https://www.pwc.com.br/pt/estudos/setores-atividade/financeiro/2020/alem-covid-19.html>. Acesso em: 24 jun. 2020.
MENDONÇA, C. M. C.; ANDRADE, A. M. V.; SOUSA NETO, M. V. Uso Da IoT, Big Data E Inteligência Artificial Nas Capacidades Dinâmicas. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 12, n. 1, p. 131–151, 2018.
NAMBISAN, S. et al. DIGITAL INNOVATION MANAGEMENT : REINVENTING INNOVATION MANAGEMENT IN A DIGITAL WORLD. MIS Quartely, v. 41, n. 1, p. 223–238, 2017.
NEELEY, T. 15 Questions About Remote Work, Answered. Harvard Business Review, 2020.
NOOMIS FEBRABAN. Noomis Febraban. Disponível em: <https://noomis.febraban.org.br/home>. Acesso em: 24 jun. 2020.
RAMESH, N.; SIDDAIAH, A.; JOSEPH, B. Tackling corona virus disease 2019 (COVID 19) in workplaces. Indian Journal of Occupational and Environmental Medicine, v. 24, n. 1, p. 16–18, 2020.
SINCOR SP. Ranking das Seguradoras. SÃO PAULO: [s.n.], 2019.
SOROOSHIAN, S. Quarantine decision due to coronavirus pandemic. Electronic Journal of General Medicine, v. 17, n. 4, 2020.
VERHOEF, P. C. et al. Digital transformation: A multidisciplinary reflection and research agenda. Journal of Business Research, n. July 2018, 2019.
VIAL, G. Understanding digital transformation: A review and a research agenda. Journal of Strategic Information Systems, v. 28, n. 2, p. 118–144, 2019.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.