A mediação como método de resolução de conflitos em empresas familiares: relato de uma intervenção em uma pequena empresa industrial<p> Mediation as a method of conflict resolution in family businesses: a report from intervention in a small industrial company

Autores

Palavras-chave:

Empresa Familiar, Conflitos Familiares, Mediação, Pequena Empresa.

Resumo

Neste relato técnico, aborda-se a situação-problema representada pelo contexto de recorrentes conflitos interpessoais entre três sócios de uma empresa familiar, em que se objetivou relatar o processo de mediação de conflitos realizado em uma pequena empresa industrial familiar, com a finalidade de identificar, compreender e delinear ações para reduzir as situações de conflito entre os sócios. Os resultados mostram que o método da mediação se mostrou pertinente como abordagem à situação-problema, gerando, como benefícios, o estabelecimento de uma dinâmica de diálogo entre os sócios e o compartilhamento de esforços destes na geração de um plano de ações para reduzir a ocorrência das situações de conflito. Como contribuição prática, o relato oferece informações úteis a gestores de empresas familiares que estejam buscando formas de lidar com os desafios inerentes à interação entre os membros da família, especialmente, naquelas em que conflitos familiares mostram-se frequentes ou com potencial de geração de danos muito alto.

Biografia do Autor

Bruno Barbosa Machado, Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2018).

Henrique Geraldo Rodrigues, Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Administração pelas Faculdades Integradas do Triângulo (1997), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2011), Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2016). Estágio de pós-doutorado realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019).

É professor da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia

Márcia Freire de Oliveira, Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade de São Paulo, Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Estágio de pós-doutorado realizado na Universidade de São Paulo (2013).

É professora da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia

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Publicado

20-08-2021

Edição

Seção

Relato Técnico