Net Promoter Score (NPS) como instrumento para a mensuração da satisfação em uma instituição de ensino superior<p>Net Promoter Score (NPS) as an satisfaction measuring instrument in a higher education institution

Autores

Palavras-chave:

Instituições de Ensino Superior, Qualidade, NPS, Satisfação.

Resumo

As mudanças no cenário sociodemográficos têm impulsionado as Instituições de Ensino Superior a modificarem os processos nos serviços prestados. Esta pesquisa busca analisar o NPS como um instrumento de gestão para qualidade em serviços educacionais. É de abordagem quantitativa e qualitativa e de natureza bibliográfica, descritiva e explicativa. Aplicou-se a pesquisa com 101 discentes dos 7º e 8º período do Curso de Administração de uma Universidade localizada em São Luís - MA. Concluiu-se que o NPS é considerado uma ferramenta de suporte na pesquisa de satisfação, pois, por meio de sua instrumentalização foi possível classificar os perfis dos discentes. Porém, foi necessária a incorporação do instrumento análise de conteúdo que organizou as diversas falas pelas dimensões de um pacote de serviço, que permitiu observar as fortalezas e fraquezas dos serviços que se presta na Universidade.

Biografia do Autor

Clara Thais de Oliveira do Vale, Universidade CEUMA

Graduada em Administração pela Universidade CEUMA

José Dácio Gomes de Castro Neto, Universidade CEUMA

Mestre em Meio Ambiente (2018). Especialista em Negociação e Consultoria (2009) e Bacharel em Administração (2005). Professor no curso de Administração de Empresas das disciplinas Marketing de Serviços, Liderança, Administração de Materiais. Na Pós-graduação, atua nas áreas de Marketing e Logística

Tiago Miranda Ribeiro, Universidade CEUMA

Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão , Brasil(2014)
Professor Assistente I da Universidade Estadual do Maranhão , Brasil

Paulo Roberto Campelo Fonseca e Fonseca, UNIVERSIDADE CEUMA

Mestre em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade Federal do Maranhão (2015), Especialista em Controladoria pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (2012) e Graduado em Administração pela Universidade Federal do Maranhão -UFMA (2011), com estudos, a título de mobilidade acadêmica, efetivados na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - Portugal (2008-2009). Ex-professor da educação profissional e tecnológica no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial-SENAI. Atualmente é Professor e Coordenador Adjunto do Curso de Administração da Universidade Ceuma. Possui experiência na área de administração, com ênfase em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, Controladoria e Educação.

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Publicado

17-12-2021