Utilização do moodle em curso de graduação em ciências contábeis: reflexos desse uso<p>Use of moodle in graduation course in accounting sciences: reflections of this use
Palavras-chave:
Ciências Contábeis. Ensino Superior. Moodle. Métodos de ensino.Resumo
A evolução tecnológica faz com que a formação dos futuros profissionais se reviste de uma visão ampla e profunda da realidade, neste sentido os métodos de ensino-aprendizagem precisam ser adequados para que ocorra discussões e experimento de novas possibilidades visando um aumento da eficiência e eficácia do ensino. Assim, o presente artigo tem como objetivo analisar de que maneira o Moodle está sendo utilizado como instrumento de ensino-aprendizagem no curso de Ciências Contábeis em uma Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul. Em termos metodológicos, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo levantamento, com orientação qualitativa e caráter descritivo, e para coleta de dados foi utilizado um questionário. De forma geral, os achados indicam que a percepção dos graduandos quanto à sua interação com a plataforma moodle é bastante positiva. Os respondentes sinalizaram que buscam auxílio de professores e colegas de estudos para sanar dúvidas com a utilização da plataforma. Os estudantes ainda revelaram que a relação de obtenção e aplicação de conhecimento são satisfatórias através do Moodle e há recomendações que os professores explorem diferentes métodos de ensino, uma das prováveis justificativas é atender as diversas maneiras de aprender.
Referências
ALVES, L. P.; ANASTASIOU, L. G. C. Processos de Ensinagem na Universidade: Pressupostos para Estratégicas de Trabalho em Aula. 3 ed. Joinville, 2007.
BENTO, M. C. M.; CAVALCANTE, R. S. Tecnologias Móveis em Educação: O Uso do Celular na Sala de Aula. ECCOM, v.4, n.7, p.113-120, 2013.
BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Projecto e Desenvolvimento de um Laboratório Virtual na Plataforma Moodle. V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação. Universidade do Minho, 2007.
CARVALHO, L. A. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’S) e a Sala de Aula. Perspectivas Online Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, p. 22-30, 2016.
COSTA, S.A.; PFEUTI, M. L. M.; CASA NOVA, S.P.C. As Estratégias de Ensino-Aprendizagem Utilizadas Pelos Docentes e sua Relação com o Envolvimento dos Alunos. Revista Evidenciação Contábil e Finanças, João Pessoa, v.2, n.1, p.59-74, 2014.
CRUZ, J. M. N. Economia Política II: Extractos do Relatório Sobre o Programa, os Conteúdos e os Métodos de Ensino. Revista da FDUP, p.399-459, 2011.
DALFOVO, M. S.; LANA, R. A.; SILVEIRA, A. Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4, p. 01-13, 2008.
DELGADO, L. M. M.; HAGUENAUER, C.J. Uso da Plataforma Moodle no Apoio ao Ensino Presencial: um Estudo de Caso. Revista Educa Online, v.4, n.1, p.11-26, 2010.
FRANCISCATO, F. T.; RIBEIRO, P. S.; MOZZAQUATRO, P. M.; MEDINA, R. D. Avaliação dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem Moodle, TelEduc e Tidia – Ae: um estudo comparativo. CINTED UFRGS, v.6, n.2, 2008.
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GOULARTE, F. B.; WILGES, B.; NASSAR, S. M. Uma Proposta de Material Didático Segundo as Características do m-learning. Cinted Ufrgs, Porto Alegre, v.11, n.3, 2013.
KORELO; J. C.; PRADO, P. H. M; SILVA, D. M. L. Escolha adoção de tecnologias de informação e comunicação na educação. Revista de Administração e Inovação, v. 7, n. 2, p. 80-103, 2010.
LAINE, T. H., SEDANDO, C. A., JOY, M., SUTINEN, E. Critical Factors for Technology Integration in Game-Based Pervasive Learning Spaces. IEEE Transactions on Learning Technologies, v.3, n.4, 2010.
LEGOINHA, P.; PAIS, J.; FERNANDES, J. O Moodle e as Comunidades virtuais de aprendizagem. VII Congresso Nacional de Geologia, Portugal, 2006.
LISBÔA, E. S.; JESUS, A. G.; VARELA, A. M.; TEIXEIRA, G. H.; COUTINHO, C. P. LMS em Contexto Escolar: estudo sobre o uso do Moodle pelos docentes de duas escolas no Norte de Portugal. Revista EFT, v.2, n.1, p.44-57, 2009.
MENDES, J. B. Utilização de Jogos de Empresas no Ensino de Contabilidade – Uma Experiência no Curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia. Revista Contabilidade Vista e Revista, v.11, n.3, p.23-41, 2000.
MORAN, J. M. Ensino e Aprendizagem Inovadores com Tecnologias. PGIE UFRGS, Porto Alegre, v.03, n.1, p.137-144, 2000.
MOREIRA, L. C. G. Planilhas Convencionais e On-line: Um Estudo Comparativo para o Ensino na Graduação. 143 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2008.
MOURA, A. Geração Móvel: Um Ambiente de Aprendizagem Suportado por Tecnologias Móveis para a “geração polegar”. VI Conferência Internacional de TIC na Educação, Universidade do Minho, p.50-78, 2009.
MOZZAQUATRO, P. M.; MEDINA, R. D. Avaliação do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle Sob Diferentes Visões: Aspectos a Considerar. Cinted Ufrgs, Porto Alegre, v.06, n.02, 2008.
MURITIBA, P. M.; MURITIBA, S. N.; CASADO, T. Personalidade e Preferência por Métodos de Ensino: Um com Graduandos em Administração. FACES, v.09, n.02, p.65-85, 2010.
NAKASHIMA, R.H.R.; AMARAL, S. F. A linguagem audiovisual da lousa digital interativa no contexto educacional. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.8, n.1, p. 33-50, dez. 2006.
PADILHA, C. K.; VIEIRA, C. C. N.; DOMINGUES, M. J. C. S. Ambiente Virtual de Aprendizagem: o Moodle e sua utilização por acadêmicos. Revista da UNIFEBE, n. 14, p.73-87, 2014.
PEREZ, G. et al. Tecnologia de informação para apoio ao ensino superior: o uso da ferramenta Moodle por professores de ciências contábeis. Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v.6, n.16, p.143-164, 2012.
SANTOS, J. R. A Moodle nas práticas pedagógicas de uma escola básica: realidade ou ficção na inserção das TIC em sala de aula. Revista EFT, v.5, n.1, p.72-83, 2012.
SANTOS, R. V. “Jogos de Empresas” aplicados ao processo de Ensino e aprendizagem de Contabilidade. Revista Contabilidade e Finanças, São Paulo, n.31, p.78-95, 2003.
SILVA, D. M. O Impacto dos Estilos de Aprendizagem no Ensino de Contabilidade na Fea-RP/USP. 169 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto, USP, 2006.
SOUZA, G.H.S. et al. Estilos de Aprendizagem dos Alunos Versus Métodos de Ensino dos Professores do Curso de Administração. RACE, v.12, n.3, p.9-44, 2013.
TRAXLER, J., & DEARDEN, P. The potential for using SMS to support learning and organisation in Sub-Saharan Africa. Disponível em: < https://www.researchgate.net/profile/John_Traxler/publication/242715566_The_Potential_for_Using_SMS_to_Support_Learning_and_Organisation_in_Sub-Saharan_Africa/links/02e7e5321e55e3483a000000.pdf>. Acesso em 10 Nov. 2017.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.