Suporte à aprendizagem informal no trabalho: uma investigação com os secretários executivos da Universidade Federal do Pará <p> Support to informal learning at work: a survey with the executive secretariat professionals of the Universidade Federal at Pará

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem, Aprendizagem Informal, Secretariado Executivo

Resumo

A aprendizagem informal vem sendo uma estratégia relevante para a melhoria da realização das tarefas de trabalho e para o aprimoramento do desempenho dos profissionais em geral. O suporte à aprendizagem informal é um construto que se propõe a compreender o quanto a instituição, os colegas e as chefias atuam como estímulo ou limitações às iniciativas de aprendizagem no trabalho que ocorrem de forma não estruturada. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar essa forma de aprendizagem sob a perspectiva dos secretários executivos da Universidade Federal do Pará. A pesquisa foi feita na forma de censo, assumiu caráter exploratório, descritivo e quantitativo. A estratégia para unir informações foi o levantamento e o instrumento de coleta de dados o questionário, identificado como Escala de Suporte à Aprendizagem Informal no Trabalho, construída e validada por Coelho Junior (2004) e Coelho Junior, Abbad e Todeschini (2005). O tratamento de dados utilizou técnicas estatísticas descritivas (distribuição de frequência, medidas de tendência central e de dispersão) e paramétricas (teste T). Os resultados mostraram um bom suporte à aprendizagem informal; e que os profissionais percebem a contribuição da organização nesse processo. Como conclusões do estudo, detectou-se que, embora os resultados indiquem uma boa avaliação do suporte, é possível aperfeiçoar ainda mais as relações na instituição para potencializar o aproveitamento dessa estratégia de aprendizagem.

Biografia do Autor

Priscila Eny Souza Oliveira, Universidade Federal do Pará

Secretária Executiva no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA). Mestra em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (2017) e Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (2012).

Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Gestão de Organizações Públicas, Competitividade, Agronegócio e Organização Agroindustrial. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FAAD) e do Programa de Mestrado em Gestão Pública para o Desenvolvimento (PPGGPD) da Universidade Federal do Pará (UFPa).

Ponciana Freire de Aguiar, Universidade Federal do Pará

Professora pela Universidade Federal do Pará. Possui Doutorado em Curso de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2011). Ministra a Disc. Geoprocessamento como instrumento para a Gestão Pública. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meio Ambiente, Geografia, Análise Ambiental, Gestão Ambiental, Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (aplicado ao Meio Ambiente, Saúde, Geografia e Geologia Ambiental), Morfologia e Dinâmica Costeira e Geologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias, Geografia Física, Análise Ambiental, Gestão Ambiental, Degradação Ambiental, Geomorfologia.

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Publicado

01-04-2020