Poder, conflitos e as transformações na academia: uma análise do campo de pós-gradução em administração no estado do rio de janeiro a partir da abordagem de pierre Bourdieu <p> Power, conflicts and changes in the academy: an analysis of the postgraduate field in the state of Rio de Janeiro from a Pierre Bourdieu perspective

Autores

  • Ana Paula Medeiros Bauer Unigranrio
  • Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

políticas de avaliação, pós-graduação em administração, disputas de poder

Resumo

No Brasil, o campo de pós-graduação em administração se desenvolveu a partir da necessidade do governo de atingir seus projetos de crescimento e industrialização, exigindo profissionais com conhecimento para suportar essa demanda. Ao longo do tempo, muitas mudanças ocorreram no campo, especialmente no que diz respeito ao seu sistema de avaliação. A partir da década de 1990, o sistema de avaliação concentrou-se na elevação da produção científica, orientando as ações dos programas. O objetivo do estudo é entender como a lógica da produtivista influenciou as disputas de poder entre as organizações que compõem o campo de ensino de pós-graduação em administração no estado do Rio de Janeiro. Para isso, realizou-se uma pesquisa de campo e bibliográfica, analisando os dados através da técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados da pesquisa identificaram que a lógica produtivista tornou-se o principal guia na busca pelo alcance de uma posição elevada no campo.

Biografia do Autor

Ana Paula Medeiros Bauer, Unigranrio

Doutoranda em Administração pela Unigranrio. Professora Substituta do Departamento de Administração Pública da UFRRJ 2016.2 . Tutora à distância da Fundação CECIERJ/ Consórcio CEDERJ do curso de Engenharia de Produção. Mestre em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Foi bolsista de mestrado - FAPERJ. Atuou como estagiária docente nas disciplinas: Administração, Políticas Públicas e Desenvolvimento e Comunicação Empresarial. Bacharel em Administração pela Universidade Federal Fluminense.


Leonardo Vasconcelos Cavalier Darbilly, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutor em Administração e Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (EBAPE/FGV). Bacharel em Administração pela Universidade Cândido Mendes. Participante do Grupo de Estudos em Administração Contemporânea (GEAC). Professor adjunto do Departamento de Administração e Turismo do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professor do Programa de Mestrado Acadêmico em Administração da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência em docência e pesquisa na área de Administração, com ênfase nas áreas de estudos organizacionais e administração pública.

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Publicado

02-01-2020