A certificação dos sistemas de gestão da qualidade nos Municípios: Estudo de caso nas Comunidades Intermunicipais Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões<p>The certification of the quality management systems in the Municipalities: Case study in the Intermunicipal Communities Region of Coimbra and Viseu Dão Lafões

Autores

  • SOFIA FÉLIX
  • MARIA GEORGINA MORAIS
  • JOANA FONSECA

Palavras-chave:

Administração (Pública)

Resumo

Para que o cidadão possa avaliar um serviço público necessita de ter acesso a informação, não sendo de estranhar que a temática da transparência tenha vindo a ganhar maior expressão. Neste contexto, a partir da análise aos indicadores dos Municípios que têm certificação da qualidade nas Comunidades Intermunicipais Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões, pretende-se aferir se os que se encontram certificados possuem melhores resultados em termos de desempenho administrativo e financeiro do que os que não estão certificados. Serão exploradas temáticas conexas, como a transição para a NP EN ISO 9001:2015 e a existência de uma carreira de auditor interno. Em termos de metodologia recorre-se a vários métodos (análise documental e folha de dados por entrevista telefónica), com análise dos resultados através da estatística descritiva. As conclusões apontam para um melhor desempenho dos municípios que se encontram certificados e, em termos de perspetivas futuras poderão ser estudadas outras áreas da administração pública.

Biografia do Autor

SOFIA FÉLIX

Sofia Félix, Técnica Superior no Município de Tábua, diplomada em Especialização Avançada em Estudos Contemporâneos, mestre em Auditoria Empresarial e Pública, MBA em Gestão Municipal, licenciada em Ciências Empresariais, Cambridge Proficieny e com certificado em Competências Pedagógicas.

 

MARIA GEORGINA MORAIS

Maria Georgina Morais, mestre em Gestão Empresarial do ISCTE, membro do Conselho de Administração do Instituto Português de Auditoria Interna, docente do Instituto de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), responsável pela Coimbra Business School, com experiência profissional em controlo interno e Auditoria interna, e publicações nesta matéria, nomeadamente na Gestão Hospitalar.

JOANA FONSECA

Joana Fonseca, licenciada em 2015 em Administração e Finanças na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, mestranda desde 2015 em Auditoria Empresarial e Pública no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC), e a realizar estágio curricular no Município de Tábua desde janeiro de 2017.

Referências

Instituto Nacional de Administração (2003). 1.º Congresso Nacional da Administração Pública – os Vetores da Mudança.

Nolasco, M. (2004), “A evolução da qualidade na Administração Pública Portuguesa”, Cadernos BAD 2, pp.33-44.

Pires, A. (2012): Sistemas de Gestão da Qualidade, Ed. Sílabo.

Platt, O.; Cruz, F e Vieira, A. (2006). “Transparência das Contas Públicas: um enfoque no uso da Internet como instrumento de publicidade”. Revista Contemporânea de Contabilidade, vol. 3, núm. 5, janeiro-junho. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, pp. 135-146.

Rocha, J.A. Oliveira (2010): Gestão da Qualidade. Escolar Ed.

Royo, Sancho D. (2002): Géstion de serviços públicos: Estrategias de marketing y calidad. Tecnos. Ed.

Sá, P. e Sintra, O. (2008), “Modernização administrativa e gestão da qualidade: Um estudo empírico nos Municípios portugueses”, Notas económicas, pp. 57-80.

Sousa, R. (2007), “Qualidade na administração pública, O Impacto da Certificação ISO 9001:2000 na Satisfação dos Munícipes”. Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Administração Pública. Universidade do Minho.

Publicado

01-01-2018