A certificação dos sistemas de gestão da qualidade nos Municípios: Estudo de caso nas Comunidades Intermunicipais Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões<p>The certification of the quality management systems in the Municipalities: Case study in the Intermunicipal Communities Region of Coimbra and Viseu Dão Lafões
Palavras-chave:
Administração (Pública)Resumo
Para que o cidadão possa avaliar um serviço público necessita de ter acesso a informação, não sendo de estranhar que a temática da transparência tenha vindo a ganhar maior expressão. Neste contexto, a partir da análise aos indicadores dos Municípios que têm certificação da qualidade nas Comunidades Intermunicipais Região de Coimbra e Viseu Dão Lafões, pretende-se aferir se os que se encontram certificados possuem melhores resultados em termos de desempenho administrativo e financeiro do que os que não estão certificados. Serão exploradas temáticas conexas, como a transição para a NP EN ISO 9001:2015 e a existência de uma carreira de auditor interno. Em termos de metodologia recorre-se a vários métodos (análise documental e folha de dados por entrevista telefónica), com análise dos resultados através da estatística descritiva. As conclusões apontam para um melhor desempenho dos municípios que se encontram certificados e, em termos de perspetivas futuras poderão ser estudadas outras áreas da administração pública.Referências
Instituto Nacional de Administração (2003). 1.º Congresso Nacional da Administração Pública – os Vetores da Mudança.
Nolasco, M. (2004), “A evolução da qualidade na Administração Pública Portuguesa”, Cadernos BAD 2, pp.33-44.
Pires, A. (2012): Sistemas de Gestão da Qualidade, Ed. Sílabo.
Platt, O.; Cruz, F e Vieira, A. (2006). “Transparência das Contas Públicas: um enfoque no uso da Internet como instrumento de publicidade”. Revista Contemporânea de Contabilidade, vol. 3, núm. 5, janeiro-junho. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil, pp. 135-146.
Rocha, J.A. Oliveira (2010): Gestão da Qualidade. Escolar Ed.
Royo, Sancho D. (2002): Géstion de serviços públicos: Estrategias de marketing y calidad. Tecnos. Ed.
Sá, P. e Sintra, O. (2008), “Modernização administrativa e gestão da qualidade: Um estudo empírico nos Municípios portugueses”, Notas económicas, pp. 57-80.
Sousa, R. (2007), “Qualidade na administração pública, O Impacto da Certificação ISO 9001:2000 na Satisfação dos Munícipes”. Dissertação para a obtenção do grau de Mestre em Administração Pública. Universidade do Minho.
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) Autor(es) que publica(m) nesta revista concorda(m) com os termos da declaração a seguir.
Estes termos ficam aceitos no momento em que finalizam os itens do processo da submissão do trabalho, em que o(s) autor(es) dão por verdadeiro:
1. Declara(m) que é (são) proprietário(s) exclusivo(s) e titular(es) dos direitos autorais do conteúdo submetido a ser editado e que nessa qualidade cede, gratuitamente os direitos decorrentes da primeira edição e publicação à editora da Universidade Estadual do Centro-Oeste – Editora UNICENTRO (EDUNI), através da Revista Capital Científico (RCCe) com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do conteúdo com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Dessa maneira, autoriza(m) a EDUNI, através da RCCe a publicação desse conteúdo nos meios impresso e eletrônico, também para comunicação ao público, incluindo a exibição pública, reprodução por qualquer processo, incluindo a digitalização, distribuição, divulgação e colocação à disposição do público, por quaisquer meios e suportes na edição impressa, bem como a verificação do texto integral por meio de softwares com a finalidade de verificação de PLÁGIO.
2. Que se responsabiliza(m) pela originalidade da obra, e declara(m) que seu conteúdo não foi publicado no todo ou em parte por outra editora, como também não está sendo considerado para publicação em outra editora ou revista, seja em qualquer formato ou mídia.
O(s) autor(es) se responsabiliza(m) pela veracidade das informações e dos dados contidos no conteúdo submetido.
3. Declara(m) que na confecção do texto (conteúdo) foram observadas com exatidão as regras referentes à citação e referências às fontes de pesquisas utilizadas, conforme teor da Lei 9.610/1988 (Lei de Direitos Autorais), bem como observadas as disposições contidas nos Comitês e Códigos de Ética referente ao objeto pesquisado.
4. Declara(m) que adquiriu(ram) os direitos autorais reservados a terceiros quando na obra existir remissões, traduções, coletâneas, inserções de fotos e imagens, cuja autoria originária não pertença ao(s) autor(es), bem como autorização(ões) junto a proprietários ou titulares de marcas registradas, nomes de organizações ou empresas que forem citadas;
5. Declara(m) e obriga(m)-se a indenizar a UNICENTRO e ou a sua Editora, caso sofram quaisquer prejuízos materiais ou morais em consequência de medidas judiciais ou extrajudiciais promovidas por terceiro em razão da publicação da obra cedida, principalmente por configuração de PLÁGIO.