Índice de desenvolvimento da educação básica dos Estados e do Distrito Federal: avaliação em um único índice. 2005-2013

Autores

  • Maurí­cio Corrêa da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Fábia Jaiany Viana de Souza Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • José Dionísio Gomes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Erivan Ferreira Borges Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Resumo

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) em 2007 e representa a iniciativa de reunir em um só indicador conceitos importantes para a qualidade da educação. Foram divulgados no sítio eletrônico do INEP, o IDEB por escola, município, unidade da federação, região e Brasil, dos anos de 2005, 2007, 2009, 2011 e 2013. O objetivo desta investigação é elaborar um único índice de desenvolvimento da educação básica dos Estados e do Distrito Federal, a partir dos IDEB de 2005-2013, com a utilização da Análise de Componentes Principais (ACP). Para atingir o objetivo, foi elaborado um modelo teórico e empírico. Os resultados revelaram que o Estado de Minas Gerais apresentou o melhor desempenho no índice que sintetiza todos os IDEB até agora divulgados pelo INEP com o escore de 4.2187, o qual foi considerado na escala de 0 a 1, como eficiente (1 = 100%) para, a partir do mesmo, identificar a porcentagem relativa da eficiência dos demais Estados e do Distrito Federal. Os Estados do Paraná e São Paulo ficaram, respectivamente na 2ª e 3ª posição e os Estados do Rio Grande do Norte (25ª), Alagoas (26ª) e Bahia (27ª) nas últimas posições.

Biografia do Autor

Maurí­cio Corrêa da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorado em andamento em Ciências Contábeis (Multi-institucional das UnB/UFPB/UFRN). Mestrado em Ciências Contábeis pelo programa Multi-institucional e Inter-regional das UnB/UFPB/UFPE/UFRN (2004/2005). Especialização em Contabilidade e Controladoria Governamental (2001/2002) pela UFPE. Graduado em Ciências Contábeis pela Sociedade Civil Colégio Moderno - Faculdades Integradas - Belém - PA (1985). Lecionou na Faculdade Santa Catarina (FASC), Faculdade Boa Viagem (FBV) e na Faculdade de Ciências Humanas ESUDA (FCHE), no período de agosto de 2002 a julho de 2009. Tem experiência na área contábil do setor público. Exerceu a função de contador do setor público por mais de 15 anos. Linha de pesquisa: contabilidade governamental, controladoria governamental e auditoria governamental. Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - Departamento de Ciências Contábeis, desde julho de 2009. Leciona as disciplinas: auditoria governamental, controladoria governamental, contabilidade governamental e administração financeira governamental

Fábia Jaiany Viana de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Doutorado em andamento em Ciências Contábeis (UFPB). Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa Multi-institucional e Inter-regional UnB/UFPB/UFRN (2014). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Contadora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Campus Nova Cruz. Suas áreas de interesse e atuação em pesquisa são: Contabilidade e Finanças Públicas, Transparência na Gestão Pública e Ensino e Pesquisa em Contabilidade.

José Dionísio Gomes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1980), Especialista em Gestão Universitária pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1991) e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2000). Titular da Cadeira 13 da Academia Norte-Rio-Grandense de Ciências Contábeis. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professor-Visitante da Universidade de Brasília, Secretário-Chefe da Controladoria Geral do Município do Natal.

Erivan Ferreira Borges, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutor em Ciências Contábeis (2012). Mestre em Administração (2005), Especialização em Contabilidade Gerencial (2001) e Graduação em Ciências Contábeis (1999). Professor efetivo do Depto de Ciências Contábeis da UFRN. Atualmente é Coordenador Regional do Programa Multi-institucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN . Tem experiência na área de Auditoria e Perícia Contábil, atuando como consultor, auditor e perito, nas esferas pública, privada e no 3o. Setor.

Publicado

24-06-2016