A transformação do especialista em líder: um estudo de caso em empresa de telecomunicações

Autores

  • Alexandre Vieira Oliveira Pontificia Universidade Catolica de São Paulo
  • Elza Fatima Veloso Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU; Faculdade de Administração e Negócios, FIA
  • Leonardo Nelmi Trevisan Pontificia Universidade Catolica de São Paulo

Palavras-chave:

especialista, tecnologia da informação, liderança contemporânea

Resumo

Promover especialistas em líderes sem o devido preparo pode ser visto como uma prática aceitável dentro das organizações. Este trabalho tem como objetivo identificar como e por quais motivos os técnicos especialistas de uma empresa de telecomunicações alcançaram a posição de líderes e se eles complementaram sua formação após serem promovidos, alinhando habilidades técnicas e de liderança. Foram consideradas três premissas: (1) os especialistas almejavam a carreira gerencial como planejamento de carreira, (2) os especialistas viam a promoção a líder como uma possibilidade de aumentar salários e ter uma posição de destaque e (3) se havia um trabalho de melhoria contínua dos gestores da organização pesquisada, identificando talentos e desenvolvendo-os antes e depois de assumirem a função de liderança. O referencial teórico descreve o profissional especialista na área tecnologia da informação (TI) e a liderança contemporânea. A pesquisa adotou o estudo de caso como método de pesquisa, com abordagem exploratória e procedimento metodológico qualitativo, baseado em entrevistas estruturadas com questionário de questões abertas e fechadas. Do resultado obtido, quase a totalidade dos entrevistados desejavam não mais seguir a carreira puramente técnica, porém poucos se estruturaram academicamente com antecedência à primeira oportunidade oferecida para gerenciar pessoas, embora detivessem características e os traços de liderança. A promoção se dava mais pelo reconhecimento do desempenho técnico. Os líderes tinham características próprias para o exercício da liderança, entretanto faltava desenvolvimento de outras e eles esperavam, de alguma maneira, que a organização os orientasse e fizesse um balanço periódico de suas realizações.

Biografia do Autor

Alexandre Vieira Oliveira, Pontificia Universidade Catolica de São Paulo

Graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-SP, com MBA em Governança de TI pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Mestre em Administração pela PUC-SP. Atua em empresa de Telecomunicações e ainda é professor de cursos de graduação e pós-graduação.

Elza Fatima Veloso, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU; Faculdade de Administração e Negócios, FIA

Professora do Mestrado Acadêmico em administração das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU); coordenadora executiva do Programa de Estudos em Gestão de Pessoas (PROGEP) da Fundação Instituto de Administração (FIA) e professora dos cursos de especialização da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Leonardo Nelmi Trevisan, Pontificia Universidade Catolica de São Paulo

Professor de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP)

Publicado

29-03-2015