A reciclagem como fator de inclusão socioeconômica dos catadores de lixo no Distrito Federal do Brasil

Autores

  • Abdelkader Bourahli UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB
  • Edson Kenji Kondo UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB
  • Helga Cristina Hedler UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB
  • Aretusa Lima Batista UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB

Palavras-chave:

Inclusão Social, Cooperativa de Reciclagem de Lixo, Catadores

Resumo

Este trabalho é originário de pesquisa que analisou o papel da reciclagem na inclusão socioeconômica de catadores vinculados às cooperativas de coleta de lixo no Distrito Federal do Brasil. O método com abordagem descritiva e quantitativa utilizou a pesquisa bibliográfica e o levantamento. Responderam ao questionário 116 catadores de seis cooperativas de reciclagem de lixo. Os dados foram analisados por meio de estatísticas descritivas e gráficos comparativos elaborados no programa Excel. Os resultados da pesquisa mostram uma melhora significativa nos itens relativos à alimentação, moradia, lazer, saneamento básico e aquisição de bens duráveis dos catadores após a entrada na cooperativa. Foram observadas também outras mudanças positivas na situação socioeconômica dos catadores como melhoria na renda, no tipo de moradia e saneamento básico, na qualidade da alimentação, na aquisição de bens e no acesso a crédito em lojas e bancos. Conclui-se que a implantação da reciclagem contribui para a prática da coleta seletiva, melhorando a qualidade e a quantidade de material destinado a seu reuso no processo produtivo, fortalecendo e estimulando o trabalho dos catadores organizados em cooperativas e a inclusão socioeconômica desta parcela da população. Sobretudo o trabalho junto às cooperativas levou os catadores a se sentirem seguros e mais respeitados diante da sociedade.

Biografia do Autor

Abdelkader Bourahli, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB

Professor da Universidade de Brasília - UCB, Brasil e possui mestrado em Transportes pela mesma instituição. Concluiu Pós-graduação lato sensu em Gestion Des Entreprises pela École Nationale Des Travaux Públics de L État Vaux En Velin, França, e outra em Ontologia da Linguagem pela Universidade Católica de Brasília - UCB, Brasil.

Edson Kenji Kondo, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB

Professor da Universidade de Brasília - UCB, Brasil onde também atua como coordenador do curso de Administração, ministrando aulas de Dimensão Política e Social da Gestão Ambiental, de Metodologia Científica, e de Alternativas para uma Economia de Vida. Possui doutorado em Políticas Públicas pela John F. Kennedy School of Government da Harvard University, EUA.

Helga Cristina Hedler, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA - UCB

Professora da Universidade de Brasília - UCB, Brasil. Atua no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Gestão do Conhecimento e da Tecnologia de Informação - MGCTI, nível strictu sensu, e na graduação do curso de Serviço Social. Possui doutorado em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações pela Universidade de Brasília - UnB, Brasil.

Downloads

Publicado

04-02-2012