Índice de desenvolvimento sustentável municipal participativo: uma aplicação no município de Cabaceiras - PB

Autores

  • Ana Cecilia Feitosa de Vasconcelos UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
  • Gesinaldo Ataíde Cândido UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Sustentabilidade, Participação Social, Sociedade Civil

Resumo

O desenvolvimento sustentável de uma dada localidade pressupõe um conjunto de ações que devem ser adotadas pelas administrações locais em conjunto com a sociedade civil. Esse processo somente é possível por meio do envolvimento e da participação comunitária nas discussões sobre a necessidade e alternativas, bem como pela reunião de indicadores consistentes e legitimados por atores locais. Nessa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo identificar o índice de desenvolvimento sustentável do município de Cabaceiras – PB, a partir da ponderação e hierarquização dos atores sociais nos indicadores do Índice de Desenvolvimento Sustentável Municipal Participativo. Para tanto, foi utilizada a metodologia para cálculo do índice de desenvolvimento sustentável municipal participativo (IDSMP) proposta por Cândido, Vasconcelos e Souza (2010). A pesquisa realizada se classifica como exploratória e descritiva, conduzida sob a forma de um estudo de caso. As técnicas de pesquisa adotadas foram a pesquisa bibliográfica, documental, de campo e a observação não participante. Os resultados apontaram que o índice de sustentabilidade encontrado para o município de Cabaceiras foi de 0,5570; classificado em um nível aceitável. Contudo é importante verificar que a partir da percepção dos atores sociais, há necessidade de se estabelecer diretrizes e prioridades focadas para os indicadores que compõem a Dimensão Cultural, que apresentou um nível crítico e para a Dimensão Econômica que apresentou um nível alerta para a sustentabilidade, caracterizando gargalos ao desenvolvimento sustentável do município de Cabaceiras.

Biografia do Autor

Ana Cecilia Feitosa de Vasconcelos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Professora da Universidade Federal de Campina Grande - UFCB, Brasil. Possui Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Brasil. Atua como pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia (GEGIT) em temáticas como Gestão do Conhecimento, Inovação Tecnológica, Desenvolvimento Econômico, Competitividade e Desenvolvimento Sustentável.

Gesinaldo Ataíde Cândido, UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

Professor Titular da Universidade  Federal de Campina Grande - UFCB, Brasil e professor do Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais - PPRN pela mesma instituição. Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, Brasil. Atua como líder do Grupo de Estudos em Gestão, Inovação e Tecnologia (GEGIT) em temáticas como Competitividade Sistêmica, Desenvolvimento Local e Regional, Consumo e Sustentabilidade, Desenvolvimento sustentável e Gestão re Recursos Naturais.

Downloads

Publicado

04-02-2012