Turismo de base local: fatores críticos de sucesso

Autores

  • Veronica Garcia Lucchetti LEEDS METROPOLITAN UNIVERSITY – LMU/UNITED KINGDOM
  • Xavier Font LEEDS METROPOLITAN UNIVERSITY – LMU/UNITED KINGDOM

Palavras-chave:

Turismo de Base Local, Avaliação, Viabilidade, Desenvolvimento, Projeto de Turismo Comunitário

Resumo

Este trabalho é resultado de avaliação de uma iniciativa do Turismo de Base Local (CBT) no Peru, pela companhia de turismo GAP Adventures e sua fundação, a Planeterra. O objetivo foi determinar se isso está incrementando melhorias na vida dos participantes e da comunidade, utilizando-se da análise do impacto, do método de implementação e viabilidade comercial do projeto. Num nível mais profundo de análise procurou-se compreender os fatores críticos de sucesso para esta iniciativa, quais sejam: as ligações com o setor privado; a proximidade com o mercado de turismo; a criação de produtos atraentes e competitivos; a lucratividade; a vontade da comunidade para se engajar-se no turismo, e; a implementação de um processo de monitoramento e avaliação. Considerou-se que a análise de projetos neste nível mais profundo ajudará tomar decisões mais informadas sobre os projetos de CBT podem ser viáveis, se a comunidade estiver apoiada por doadores, com chances de sobrevivência financeira.

Biografia do Autor

Veronica Garcia Lucchetti, LEEDS METROPOLITAN UNIVERSITY – LMU/UNITED KINGDOM

Possui Mestrado em Gestão de Turismo Responsável (Responsible Tourism Management) pelo  International Centre of Responsible Tourism da Leeds Metropolitan University, Reino Unido. Trabalhou como consultora em projeto de turismo sustentável do PNUD das Nações Unidas na Índia e realizou pesquisa para GAP Adventures,  em projeto de turismo de base comunitária no Peru.


Xavier Font, LEEDS METROPOLITAN UNIVERSITY – LMU/UNITED KINGDOM

Professor Doutor da Leeds Metropolitan University, Reino Unido. Pesquisador em Marketing de Turismo Responsável, com vasta experiência em indústria e na formação do governo em todos os aspectos da produção desse tipo de turismo. Ele é o autor acadêmico com mais publicação nessa temática no mundo, tendo sido consultado sobre esse assunto por organismos como a UNEP, UNCTAD, OMT, IFC,CE, VisitEngland, Irlanda Fáilte, WWF, entre outros.

Publicado

02-02-2012