Storytellings Organizacionais: narrativas contadas pelos anúncios me vídeos institucionais

Autores

  • Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA - UFU

Palavras-chave:

Storytellings, Cultura organizacional, Simbolismo Organizacional

Resumo

Este artigo trata do modo como a cultura organizacional de uma empresa é disseminada nos vídeos institucionais e nos anúncios publicitários, por meio de storytellings ou narrativas organizacionais. Histórias são narradas em toda cultura, e são consideradas um meio de prover o indivíduo de significados de forma a compreender o mundo em que vive. As narrativas são símbolos que prevalecem nas organizações, que utilizam storytellings como um mecanismo para criar, manter e disseminar a cultura corporativa. Partindo de uma abordagem essencialmente interpretativa, o presente estudo tem como objetivo explorar quais narrativas estão presentes nos vídeos e anúncios publicitários de uma empresa. Para tanto, propõe-se à análise de anúncios publicitários e vídeos institucionais de uma empresa, a CVRD, disponibilizados no seu website, para identificar as narrativas da empresa utilizadas para construir significado. Os resultados evidenciam um conjunto de elementos presentes nas narrativas da empresa.

Biografia do Autor

Cintia Rodrigues de Oliveira Medeiros, UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA - UFU

Professora da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlandia - FAGEN/UFU, Brasil. Possui mestrado em Administração pelo Centro Universitário de Franca - UNIFACEF, Brasil. Discente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas - EAESP/FGV, Brasil, nível doutorado.

Downloads

Publicado

17-01-2011

Como Citar

Medeiros, C. R. de O. (2011). Storytellings Organizacionais: narrativas contadas pelos anúncios me vídeos institucionais. Revista Capital Científico - Eletrônica (RCCҽ) - ISSN 2177-4153, 7(1), 163–173. Recuperado de https://revistas3.unicentro.br/index.php/capitalcientifico/article/view/1078