PITANGA: CONHEÇA, SE APAIXONE E LEVE PRA CASA - UMA PROPOSTA DE SUVENIR A PARTIR DO ARTESANATO DE PITANGA (PR)
Resumo
Este trabalho propõe uma discussão acerca do desenvolvimento de uma linha de suvenirs a partir do artesanato local no município de Pitanga (PR), visando refletir a identidade do município. A pesquisa aborda o papel do artesanato na economia criativa e destaca a delicada relação entre turismo e produção artesanal. Discute-se também o conceito de suvenir, enfatizando sua importância na experiência turística e a necessidade de uma identidade visual eficaz na comercialização. A metodologia da pesquisa envolve dados secundários, pesquisa-ação participativa, entrevistas semiestruturadas e análise interpretativa. O problema da pesquisa centraliza-se na proposta de desenvolvimento para a criação de uma linha de suvenirs a partir do artesanato de Pitanga. Os objetivos específicos incluem a análise da produção de artesanato local, a identificação de elementos culturais e a compreensão dos conceitos de suvenir para a adaptação do artesanato, atingindo o objetivo geral de apresentar uma proposta de desenvolvimento de suvenir a partir do artesanato de Pitanga (PR), buscando auxiliar a sanar o problema da presente pesquisa.Referências
BATISTA, Fabiano Eloy Atílio; JUNIOR, Glauber Soares. TRAMAS DE MINAS-O ARTESANATO
COMO ATRATIVO TURÍSTICO E GERADOR DE EMPREGO E RENDA. Revista Americana de
Empreendedorismo e Inovação, v. 2, n. 3, p. 107-115, 2020.
BECKER, Márcia Regina. Confluências entre Turismo, Cultura e Artesanato. Desafio online, v. 5,
REVISTA APROXIMAÇÃO — VOLUME 06. NÚMERO 11. — JAN-MAR 2024
ISSN: 2675-228X — GUARAPUAVA - PARANÁ - BRASIL
n. 1, p. 68-81, 2017.
CAMPOS, Luciene Jung; ALQUATTI, Raquel; PEREIRA, Ismael. Artesanato, cultura e turismo: o discurso estético-político nas Arpilleras. Revista Hospitalidade, p. 235-253, 2012.
CAVALCANTE, Mariana Magalhães; DE VASCONCELOS, Daniel Arthur Lisboa. Saberes e Fazeres
Populares: o artesanato nas regiões turísticas de Alagoas. Caderno Virtual de Turismo, v. 22, n.
, 2022.
DEBOÇÃ, L. P., dos Santos, R., Loch, C., & da Silva, P. R. (2006). Tipologias e potencialidades
turísticas para um município: um estudo de caso no estado do Paraná. Revista Eletrônica de
Ciência Administrativa, 5(2), 1-13.
DE ARAÚJO, Layane Nascimento; DE ALBUQUERQUE, Sheila Rodrigues. A IDENTIDADE VISUAL
COMO DIFERENCIAL NA COMERCIALIZAÇÃO ARTESANAL. Revista Contemporânea, v. 3, n.
, p. 427-450, 2023.
DE CAMPOS, Jorge Lucio; LIMA, Carlos Alberto Soares. Olhares gráficos: design, conceito e
identidade visual. 2008.
DE PAULA, Adriano Makux. AS CRISES NA ACUMULAÇÃO CAPITALISTA NO CAMPO EM PITANGA/PR: IMPACTOS DA TERRITORIALIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO SOBRE A DINÂMICA DA
AGRICULTURA CAMPONESA. REVISTA GEOGRAFAR, v. 15, n. 2, p. 468-492, 2020.
DE SOUZA, Anderson Gomes; DE QUEIROZ BARBOSA, José William; DA COSTA, Marconi Freitas. Souvenir de viagem: significado, motivação e atributos determinantes do ato de presentear
para o viajante brasileiro. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 16, p. 2613-2613,
FRAGA, Nilson Cesar; CAVATORTA, Mateus Galvão; GONÇALVES, Cleverson. TROPEIROS DE
PORCOS: A IMPORTÂNCIA DOS PORCADEIROS E DA SUINOCULTURA NA FORMAÇÃO SOCIOESPACIAL DE PITANGA (PR). Revista Tamoios, v. 13, n. 1, 2017.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUIMARÃES, F, A. Implantação do Turismo no Caminho de Peabiru no município de Pitanga (PR) como fator de desenvolvimento local. 2012. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de
Turismo, Turismo, Universidade Estadual do Centro-oeste do Paraná, Irati, 2012. Disponível em:
http://www2.unicentro.br/detur/files/2014/09/IMPLANTAÇÃO-DO-TURISMO-NOCAMINHO-
-DE-PEABIRU-NO-MUNICÍPIO-DE.pdf?x64401
HORODYSKI, Graziela Scalise; MANOSSO, Franciele Cristina; GÂNDARA, José Manoel. Conceitos e abrangência do souvenir na dinâmica do espaço turístico: o caso de Curitiba-PR. Turismo-
-Visão e Ação, v. 15, n. 1, p. 130-143, 2013.
HORODYSKI, Graziela Scalise; GÂNDARA, J. M. O consumo turístico: As compras racionais e
emocionais de souvenirs no destino Curitiba–PR. Anais do Seminário Nacional da ANPTUR,
Natal–RN, 2015.
IBGE. Cidades: infográficos – dados gerais do município. Disponível em: cidades.ibge.gov.br/
brasil/pr/pitanga/panorama
LUBACHESKI, Vanessa. O CAMINHO DE PEABIRU COMO UMA ROTA TURÍSTICA NO MUNICÍPIO DE PITANGA PR. 2017. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Turismo, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017. Disponível em: www3.uepg.br/turismo/wp-content/
uploads/sites/49/2017/03/VANESSA-LUBACH ESKI.pdf.
MACHADO, Marilda Lisbôa. A PLURIATIVIDADE ENTRE AGRICULTORES FAMILIARES FEIRANTES
DE PITANGA–PR. Revista Anômalas, v. 2, n. 2, p. 40-54, 2022.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: metodologia, planejamento, execução e análise. 7th Edição. São Paulo: Atlas, 2014
REVISTA APROXIMAÇÃO — VOLUME 06. NÚMERO 11. — JAN-MAR 2024
ISSN: 2675-228X — GUARAPUAVA - PARANÁ - BRASIL
PERUZZO, Cicilia M. Krohling. Pressupostos epistemológicos e metodológicos da pesquisa participativa: da observação participante à pesquisa-ação. Estudios sobre las culturas contemporáneas, v. 23, n. 3, p. 161-190, 2017.
PREFEITURA DE PITANGA. Fest Centro 2023 bateu recordes de público. 25/04/2023. Site da
prefeitura: pitanga.pr.gov.br/noticias/fest-centro-2023-bateu-recordes-de-publico
RAMOS, Silvana Pirillo. Políticas e processos produtivos do artesanato brasileiro como atrativo de
um turismo cultural. Rosa dos Ventos, v. 5, n. 1, p. 44-59, 2013.
RUIZ, Thays Cristina Domareski; HORODYSKI, Graziela Scalise; CARNIATTO, Izamara Vanessa. A
economia criativa e o turismo: uma análise do projeto soucuritiba, de Curitiba-Paraná-Brasil. Revista Gestão e Desenvolvimento, v. 16, n. 2, p. 145-169, 2019.
TEIXEIRA, Felipe Colvara; SILVA, Roberta D. de O.; BONA, Rafael José. O processo de desenvolvimento de uma identidade visual. In: Congresso brasileiro de ciências da comunicação da
região sul. 2012.
TRIVIÑOS, A. N S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.