IMPORTÂNCIA DO USO DAS TDIC NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: REFLEXÕES INICIAIS

Autores

Resumo

A inclusão das tecnologias na Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um tema que está em aprofundamento nas discussões educacionais. A referida pesquisa teve como objetivo geral realizar um estudo bibliográfico sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) na EJA, destacando as contribuições que o acesso às TDIC proporciona para as pessoas que fazem parte dessa modalidade de ensino. A pesquisa apresenta a seguinte metodologia: primeiramente uma cronologia, em um contexto histórico, onde se relata quais foram as iniciativas tomadas pelos profissionais envolvidos na área da educação para que jovens e adultos fossem inseridos no mundo digital. Posteriormente, apresenta como é realizada a inserção dos recursos tecnológicos de forma que os alunos interajam e assimilem com o conteúdo ministrado e adquiram conhecimento. Apresenta também a formação continuada de professores para a utilização das TDIC nas práticas com a EJA e de que forma os mecanismos usados em sala de aula auxiliam na formação cidadã do indivíduo. Para esse estudo, destacamos as contribuições teóricas de Freire (1989, 2001), Freitas (2010), Dos Santos Joaquim e Pesce (2016), entre outros que deram suporte às reflexões sobre o tema.

Biografia do Autor

Thalita Moraes de Carvalho, Colégio Fera Unicentro

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), atualmente integra a equipe pedagógica do Colégio Fera em Guarapuava-Pr; e-mail: thali.mcarvalho2@gmail.com

Andrieli Dal Pizzol, Universidade Estadual de Londrina (UEL) Universidade estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL); Atualmente integra a equipe Multidisciplinar do Núcleo de Educação a Distância da Unicentro. Paranaíba-MS, Brasil. E-mail (s): andrielidp@gmail.com; andrielipizzol@unicentro.br Orcid: (0000-00024878-476x).

Vanessa Elisabete Raue Rodrigues, Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO)

Doutora em Educação e Pós doutora em Educação pela UEPG. Atualmente é professora colaboradora do Departamento de Pedagogia (DEPED) na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Guarapuava-PR, Brasil.E-mail: vanessarodrigues@unicentro.br. Orcid: (0000-0003-4943-921X)

Referências

CARNEIRO, R. Informática na educação: representações sociais do cotidiano. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

CAVANAGH, C. El aprendizaje de los adultos, losmedios de comunicación, la cultura y lasnuevas tecnolog

ias de lainformación y comunicación. In: CONFINTEA, 5, Anais... Tema 7,1997, p.161-178.

DAL PIZZOL, A.; SANTINELLO, J; LIRA, A. C. M; Os nativos digitais e a escola, e agora? TRIVIUM, v.7, p.302 - 317, 2020. Disponível em: https://ucpparana.edu.br/content/uploads/2020/08/TRIVIUM-Volume-7-Numero-2-20201.pdf. Acesso em: 17 fev. 2021

DAL PIZZOL, A; SANTINELLO, J.; PINHEIRO, B. E. H. Formação continuada de professores e o uso das tecnologias. Revista Cocar, v. 15, n. 32, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4177. Acesso em: 17 fev. 2022

DOS SANTOS JOAQUIM, B; PESCE, L. As tecnologias digitais da informação e da comunicação nos contextos da educação de jovens e adultos: uma revisão de literatura (2007-2014). Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, v. 4, n. 1, p. 86-106, 2016.Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/469. Acesso em: 10 out. 2021

FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam / Paulo Freire. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREIRE, P. Política e educação: Ensaios / Paulo Freire. – 5. ed - São Paulo, Cortez, 2001

FREITAS, M.T. LETRAMENTO DIGITAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

Educação em Revista. v.26 | n.03 | p.335-352 | dez. 2010

TAJRA, S. F. Informática na educação: professor na atualidade. São Paulo: Érica, 1998.

Downloads

Publicado

10-02-2023