A FORMAÇÃO DOCENTE UTILIZANDO AS TDICS REQUER INVESTIMENTOS PARA UMA VERDADEIRA INCLUSÃO DIGITAL ENTREVISTA COM MARIA LUISA FURLAN COSTA

Autores/as

  • Scheyla Joanne Horst Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro, Brasil)

Resumen

Docente da Universidade Estadual de Maringá há mais de duas décadas, a professora Maria Luisa Furlan Costa possui uma trajetória de destaque relacionada à pesquisa e à prática na modalidade de Educação a Distância, no Ensino Superior público, contribuindo para a construção de cursos em sua instituição e realizando pesquisas focadas no assunto. Ela é Doutora em Educação Escolar, Mestre em Educação e graduada em História. Ministra aulas na graduação e na pós-graduação e lidera o Grupo de Pesquisa em Educação a Distância e Tecnologias Educacionais (GPEaDTEC). Nesta edição da Revista Aproximação, nos conta sobre a importância das políticas públicas educacionais para a efetivação do uso das TDICs pelos professores. Em um cenário de informações difusas sobre o impacto do Ensino Remoto Emergencial durante a pandemia e a respeito da própria qualidade da modalidade EaD praticada no Brasil, a pesquisadora é enfática em defender a investigação científica de consistência para análise e avaliação de contextos. Em seu ponto de vista, ainda é um desafio o convencimento dos professores e da sociedade, de um modo geral, de que a aprendizagem pode “ocorrer de forma presencial, mas também na modalidade a distância”. Para que de fato isto se concretize, são outros tantos desafios a fim de alcançar a verdadeira inclusão digital

Publicado

08-06-2022