POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS: UM ESTUDO NO POLO UNIVERSIDADE ABERTA NO BRASIL - DARCY RIBEIRO

Autores/as

  • Rute Mecias da Costa UNICENTRO
  • Sebastião Sergio Prestes de Lima UNICENTRO

Resumen

Ingressar em curso superior ainda é um grande desafio. Um dos grandes problemas reside na conciliação de papéis, muitas vezes, é preciso adiar o ingresso, pois outras prioridades surgirão e farão com que essa oportunidade seja adiada. O presente estudo foi realizado, no polo de apoio presencial, da Universidade Aberta do Brasil – Darcy Ribeiro, situado na cidade de Foz do Iguaçu, Pr. Propõe-se a compreender os motivos que levaram os alunos a realizar cursos de graduação e/ou pós-graduação, na modalidade a distância, ofertados pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil. A pesquisa possui uma natureza quali-quantitativa, de caráter exploratório, para os procedimentos de coleta de dados os recursos utilizados foram a aplicação de um questionário por meio da plataforma Google Forms e a realização de um roteiro de entrevista semiestruturado com alunos do polo. Entre os resultados apresentados destacam-se autonomia, flexibilidade e gratuidade, além disso, os alunos participantes da pesquisa compreendem o sistema como um fator que democratiza o ensino e transforma a instituição/criação do Sistema Universidade Aberta do Brasil como uma política pública educacional.

Biografía del autor/a

Rute Mecias da Costa, UNICENTRO

Especialista em Gestão Pública Municipal pela Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro (2021. Bacharel em Administração pelo Centro Universitário Dinâmica das Cataratas (UDC) (2017). Tecnóloga em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2021). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Cruzeiro do Sul (2022)

Sebastião Sergio Prestes de Lima, UNICENTRO

[1] Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste Unicentro (2020). Especialista em Formação de Professores para Docência no Ensino Superior, pela Universidade Estadual do Centro Oeste, Unicentro (2012), graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Cescarelli (2010).  Foi professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) - Departamento de Administração (DEADM) no período: março de 2013 a abril de 2019. Atuando como professor Formador I no curso de Pós-graduação em Gestão Pública Municipal com 15 orientados. Foi tutor na Especialização em Gestão Pública pelo Núcleo de Ensino a Distância (NEAD) - Unicentro. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de negócios, recursos humanos. Atuou como Agente de orientação empresarial. (consultoria), Sebrae/Pr de 2015 a 2018. Atuou em cursos de Gestão da Educação Continuada pelo Serviço Social da Indústria (SESI) no ano de 2017 e 2018. Foi professor do curso de Assistente Administrativo pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no ano de 2017, de abril de 2019 a janeiro 2021, foi professor efetivo (SENAI), atuando como Técnico de Ensino Junior (Gestão). Possui grande experiência em gestão de pessoal

Citas

BRASIL. Constituição. Constituição da República Federativa do Brasil 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 31 ago. 2021

_________. Decreto n. 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 9 jun. 2006.

_________. Decreto n. 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 de maio de 2017.

________. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

_________. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em 19 ago. 2021.

ESTEVAO, R. B.; FERREIRA, M. D. M. Análise de políticas públicas: uma breve revisão de aspectos metodológicos para formulação de políticas. Holos, rio grande do Norte, v. 03, n. 34, p. 1-18, ago./2018. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/6818. Acesso em: 25 nov. 2020.

FLICK, U. Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002.

GONÇALVES, G. C. Elaboração e implementação de políticas públicas. Porto Alegre: SAGAH, 2017.

GUERRA, L. C. B; MORAIS, M. E. A implementação de política pública educacional: um estudo do programa nacional de tecnologia educacional (PROINFO) na formação docente em Caraúbas-RN. Holos, rio grande do Norte, v. 2, n. 33, p. 1-16, mai./2017. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5273. Acesso em: 25 nov. 2020.

HARTLEY, J. Pesquisa e Estudo de Caso. In. Catherine Cassel e Gilian Symon (Eds.), Guia de estudos essenciais em métodos qualitativos em pesquisa organizacional. Londres: Sage, 2004.

IASULAITIS, S. et al. Interatividade e ciclo de políticas públicas no Orçamento Participativo Digital: uma análise internacional. Revista de administração pública, Rio de Janeiro, v. 53, n. 6, p. 1091-1115, nov./2019. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-76122019000601091. Acesso em: 20 dez. 2020.

LOTTA, G. Teorias e Análises sobre Implementação de Políticas Públicas no Brasil. 1. ed. BRASÍLIA: ENAP, 2019. p. 1-323.

MALHORTA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação ampliada. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004

MALTA, E.; SCHURSTER, K. Políticas públicas educacionais e o estabelecimento da Universidade Aberta do Brasil. Educação em Perspectiva, Viçosa-MG, v. 11, n. 020025, p. 1-14, set./2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8976. Acesso em: 20 dez. 2020.

MENDONÇA, J. R. C. de et al. Políticas públicas para o Ensino Superior à Distância: um exame do papel da Universidade Aberta do Brasil. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online]. 2020, v. 28, n. 106 [Acessado 19 agosto 2021], pp. 156-177. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/S0104-40362019002801899>. Epub 02 Dez 2019. ISSN 1809-4465.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2011

MESQUITA, I. C. A. de. A Universidade Aberta do Brasil: estrutura da gestão de uma política de educação a distância no ensino superior. Orientador: Professora Dra. Christiana Soares de Freitas. 2016. 48p. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade de Brasília. Brasília. DF

OLIVEIRA, A. F., PIZZIO, A. FRANÇA, G. Fronteiras da Educação: desigualdades, tecnologias e políticas. Editora da PUC- Goiás. 2010.

FARIAS, M. S. A; PRAZERES, I. M. S; BERNARDES, P. O. 10 anos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Anais do VI CONEDU. 1-10. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/57983. Acesso em 19 ago. 2021.

PINA, S.C.T; SILVA, J. B. A representação feminina nas universidades e a concreção da cidadania. Anais Do Congresso Brasileiro De Processo Coletivo E Cidadania, 7(7), 88-104. Disponível em: https://revistas.unaerp.br/cbpcc/article/view/1655. Acesso em 19 ago. 2021.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SANTOS, A. L. Direito à educação: a Universidade Aberta do Brasil uma política pública de acesso ao ensino superior. Anais do XII Seminário Nacional Demandas Sociais e Políticas Públicas na sociedade contemporânea. 2016. Disponível em: Acesso em: 20 dez. 2020

SILVA, P. L. B. & Melo, M. A. B. O processo de implementação de políticas públicas no Brasil: características e determinantes da avaliação de programas e projeto. Campinas: Caderno 2000.

STOCKMANNS, J. I. Educação a Distância: Gestão da UAB/NEAD UNICENTRO, curso de pedagogia no campus Irati. Revista Mundi Sociais e Humanidades, Curitiba, v. 1, n. 1, p. 1-27, jan./2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/306046595_EDUCACAO_A_DISTANCIA_GESTAO_DA_UABNEAD_UNICENTRO_CURSO_DE_PEDAGOGIA_NO_CAMPUS_IRATI. Acesso em: 20 dez. 2020.

Publicado

08-06-2022