ALFABETIZAÇÃO POR MEIO VIRTUAL: ALICE NO MUNDO DA PANDEMIA

Autores/as

Resumen

O artigo analisa os desafios e potencialidades da mediação familiar no ensino da leitura e da escrita de crianças, nas aulas realizadas em casa por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), durante a pandemia. A pesquisa parte da experiência do processo de alfabetização de duas meninas de seis anos, expostas a diferentes propostas em escolas e cidades distintas, que conseguiram se adaptar com êxito a um modelo de Ensino Remoto Emergencial (ERE), utilizando as novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) imposto pela crise sanitária da COVID- 19.

Biografía del autor/a

Rejane Maria de Almeida Amorim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada II da Faculdade de Educação e Coordenadora de Integração Acadêmica do CFCH da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora no programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Mestre na área de Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), graduada em Pedagogia e Especialista em Educação pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professora de Didática nos cursos de licenciatura na modalidade presencial e também coordenadora da disciplina de Fundamentos da Educação IV no consórcio CEDERJ na modalidade à distância. É pesquisadora e Vice coordenadora do GRAFE - Grupo de Ações de Ensino, Extensão e Pesquisa Fórum de Ensino da Escrita, com pesquisas na área da didática e formação docente nas várias modalidades e níveis de ensino. Coordena os seguintes Projetos de Extensão: "A parceria escola e universidade na alfabetização das crianças e na formação inicial dos alfabetizadores" e "Compartilhando Leituras".

Arlene de Paula Lopes Amaral, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação (em fase final de curso) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestre em Educação na linha de Políticas e Instituições Educacionais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (2014). Licenciada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010) e em Normal Superior pela Faculdade de Viçosa (2007). Atuou como professora no magistério público no ano de 2011. Atuou no ano de 2013 como formadora do Polo Itaperuna/RJ no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa- PNAIC e Formadora do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Atuou como Professora substituta do Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa, lecionando as disciplinas das áreas de Didática e Gestão. Foi professora do curso a distância de Pós Graduação em Gestão Escolar (Escola de Gestores - UFV).

 

Citas

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Publicado

17-12-2020