CENTRAL DE TELEATENDIMENTO EM COMBATE À PANDEMIA DE COVID-19: EXPERIÊNCIA DO NORTE DO PARANÁ

Autores

  • Wendell Henrique Cândido Bueno Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Isabela Padoveze Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Fernanda Prado Marinho Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Karina Valeska Zubari de Pontes Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Emiliana Cristina Melo Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Cristiano Massao Tashima Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Ricardo Castanho Moreira Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Natália Maria Maciel Guerra Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná

Resumo

O SARS-CoV-2 é um vírus identificado como a causa de um surto de doença respiratória que possui uma alta transmissibilidade entre as pessoas. Essa pandemia está influenciando em todos os aspectos da vida cotidiana, com implicações de longo alcance, especialmente na área da saúde. Diante disso os serviços de saúde modificaram seu fluxo de trabalho visando a redução da taxa de transmissão do vírus. Tais mudanças envolveram a suspensão de procedimentos eletivos, redução de pessoal em todos os serviços e diminuição da jornada de atendimento na assistência básica. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de acadêmicos do último ano do curso de enfermagem e participantes do Núcleo de Estudos e Enfrentamento da Covid-19 da Universidade Estadual do Norte do Paraná (NEECOVID) durante os atendimentos remotos no aplicativo Telemedicina Paraná da Plataforma TELEATEND, descrevendo sua eficácia e evolução. Esta plataforma é extremamente inovadora e passa por constantes atualizações, ela permite que os acadêmicos revejam e compreendam a importância do raciocínio clínico no cotidiano de trabalho, para repensar e rediscutir a melhor conduta frente aos sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

Referências

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Publicado

31-07-2020