POSSIBILIDADES E HABILIDADES PARA DESENVOLVER A CONSULTA DE ENFERMAGEM POR MEIO DO TELEMEDICINA PARANÁ

Autores

  • Emiliana Cristina Melo Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes
  • Natália Maria Maciel Guerra Silva Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes
  • Cristiano Massao Tashima Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes
  • Priscila Alvim de Lima Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes
  • Verônica Lopes Gervásio Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes
  • Júlia Otêncio Porcinelli Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes
  • Anna Karolina de Almeida Campos Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes
  • Simone Cristina Castanho Sabaini de Melo Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes
  • Ricardo Castanho Moreira Universidade Estadual do Norte do Paraná, Bandeirantes

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar a experiência de alunos do curso de Enfermagem como atendentes no Telemedicina Paraná, no que concerne às possibilidades e habilidades para desenvolver a consulta de Enfermagem. Para tanto, aborda a importância do Telemedicina Paraná, implementado no âmbito das sete Universidades Estaduais do Paraná para agilizar o atendimento à população com suspeita de Covid-19 e evitar disseminação do coronavírus. Oferece a oportunidade a docentes e discentes, para desenvolver suas habilidades em consulta de Enfermagem com base nas perguntas e respostas para a designação correta do encaminhamento a ser dado para o usuário. Tal experiência está colaborando e oportunizando o exercício de habilidades fundamentais para o aprimoramento da consulta de Enfermagem à distância, fundamentada no método científico da Sistematização da Assistência de Enfermagem.

Referências

BRASIL. Ministério da Saúde. Projeto Lean nas emergências: plano de resposta hospitalar ao COVID-19 [Internet]. Brasília: Ministério da Saúde; 44 p, 2020.

REVISTA APROXIMAÇÃO — VOLUME 02. NÚMERO 04. — JUL/AGO/SET 2020

ISSN: 2675-228X — GUARAPUAVA - PARANÁ - BRASIL

CARVALHO, A.L.S et al. Avaliação dos registros das consultas de enfermagem em ginecologia.

Revista Eletrônica de Enfermagem, n.10, v.2, p:472-83, 2008.

CBO – CONGRESSIONAL BUGDET OFFICE. Preliminary estimate of the effects of H.R.

, the families first coronavirus response Act. U.S. Congress Washington, DC: CBO,

Apr. 2020. Disponível em: https://www.cbo.gov/system/files/2020-04/HR6201.pdf. Acesso em:

Jun. 2020.

PARANÁ. Governo do Estado. Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação

do Paraná-CELEPAR. Governo do Paraná lança serviço gratuito de Telemedicina para atender a

população. Disponível em: http://www.celepar.pr.gov.br/Noticia/Governo-do-Parana-lanca-servico-gratuito-de-Telemedicina-para-atender-populacao . Acesso em 06 Jun. 2020.

SILVA, M.G et al. A consulta de enfermagem no contexto da comunicação interpessoal: a

percepção do cliente. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 6, n. 1, p: 27-31, 1998.

SPAIN. Ministerio de Sanidad, Consumo y Bienestar Social de España. COVID19 Spain data.

Disponível em: https://github.com/victorvicpal/COVID19_es. Acesso em: 05 Jun. 2020.

WU, Z; MCGOOGAN, J.M. Characteristics of and important lessons from the coronavirus

disease 2019 (COVID-19) outbreak in China: summary of a report of 72 314 cases from the

Chinese Center for Disease Control and Prevention. JAMA, 2020.

Downloads

Publicado

31-07-2020