METODOLOGIAS ATIVAS: REPENSANDO A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO EDUCACIONAL DO SÉCULO XXI

Autores/as

Resumen

É proposta, por meio desta análise, tecer considerações de como as metodologias ativas podem contribuir para o cotidiano professoral. Tendo em vista a dinâmica social cada vez mais interligada por meio de redes tecnológicas, acredita-se necessário uma alteração nas propostas pedagógicas em que a sala de aula torne-se um espaço mais interativo. O discurso, embora não tão inovador, ainda está muito distante da realidade. Aulas centradas no professor tem sido majoritariamente o padrão estabelecido em todos os níveis de ensino. Destarte, as metodologias ativas tem se mostrado como uma opção a partir de um trabalho mais colaborativo, em que o professor torna-se um auxiliador dentro do trabalho pedagógico, possibilitando, em contrapartida, uma participação mais ativa dos discentes. Assim, por meio de uma análise bibliográfica, propomos analisar como as metodologias ativas podem auxiliar o professor e a educação como um todo em uma nova forma de se pensar o processo de ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

Flávio Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá/Departamento de Pedagogia

Graduado em Filosofia e História pela Universidade Estadual de Maringá, Mestre em Educação e Filosofia pela Universidade Estadual de Maringá. Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá e graduando em Pedagogia, pela UNINTER. Professor assistente do Departamento de Pedagogia - UEM e membro do GPEaDTEC. 

Dayane Horwat Imbriani de Oliveira. Graduação em Letras - Português/Inglês (FGU). Especialização em Metodologias e Técnicas de Ensino (UTFPR).  Especialização em História, Arte e Cultura. (UEPG). Mestranda em Educação e (UEM) e membro do GPEaDTEC.  oliveira.dayanehorwat@gmail.com  ORCID: 0000-0002-4804-3697

 Adriano Hidalgo Fernandes. Graduação em Licenciatura Plena em Ciências (UEM). Graduação em Pedagogia (UEM). Especialização em Mídias Integradas na Educação (UFPR). Especialização em Educação Especial e Inclusiva. (Unicesumar) Mestre em Educação (UEM). Membro do GPEaDTEC. adriano.hidalgo@hotmail.com - ORCID 0000-0002-1395-6736 

Citas

CORTELAZZO, ANGELO LUIZ; FIALA, DIANE ANDREIA DE SOUZA; JUNIOR, DILERMANDO PIVA; PANISSON, LUCIANE; RODRIGUES, MARIA RAFAELA JUNQUEIRA BRUNO. Metodologias Ativas e Personalizadas de Aprendizagem. Rio de Janeiro. Altas Books, 2018.

COIMBRA, CAMILA LIMA. Aula expositiva dialogada em uma perspectiva freireana. In: LEAL, EDVALDO ARAÚJO; MIRANDA, GILBERTO JOSÉ; NOVA, SILVIA PEREIRA DE CASTRO CASA. (Orgs). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. 1. ed. [2. reimpr.]. - São Paulo, Atlas, 2018.

MOURA, MARCELINO FRANCO DE; PEREIRA, NEVILSON AMORIN; SOUZA, SAULOÉBER TÁRSIO DE. Debate: uma técnica de ensino voltada à pluralidade de pontos de vista. In: LEAL, EDVALDO ARAÚJO; MIRANDA, GILBERTO JOSÉ; NOVA, SILVIA PEREIRA DE CASTRO CASA. (Orgs). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. 1. ed. [2. reimpr.]. - São Paulo, Atlas, 2018.

MALUSÁ, SILVANA; MELO, GEOVANA FERREIRA DE; JÚNIOR, ROBERTO BERNARDINO. Seminário: da técnica à polinização de ideias. In: LEAL, EDVALDO ARAÚJO; MIRANDA, GILBERTO JOSÉ; NOVA, SILVIA PEREIRA DE CASTRO CASA. (Orgs). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. 1. ed. [2. reimpr.]. - São Paulo, Atlas, 2018.

MIRANDA, ALINE BARBOSA DE. O estudo é dirigido, mas o aluno é o piloto! In: LEAL, EDVALDO ARAÚJO; MIRANDA, GILBERTO JOSÉ; NOVA, SILVIA PEREIRA DE CASTRO CASA. (Orgs). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. 1. ed. [2. reimpr.]. - São Paulo, Atlas, 2018.

SOARES, MARA ALVES; BOTINHA, REINER ALVES; NOVA, SILVIA PEREIRA DE CASTRO CASA; SOARES, SANDRO VIEIRA; BULAON, SHRISTOPHER. Aprendizagem Baseada em Problemas [ABP] ou Problem- Based Learning [PBL]: podemos contar com essa alternativa? In: LEAL, EDVALDO ARAÚJO; MIRANDA, GILBERTO JOSÉ; NOVA, SILVIA PEREIRA DE CASTRO CASA. (Orgs). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. 1. ed. [2. reimpr.]. - São Paulo, Atlas, 2018.

COLAUTO, ROMUALDO DOUGLAS; SILVA, OSCAR LOPES DA; TONIN, JOYCE MENEZES DA FONSECA; MARTINS, SIDNEY PIRES. Filmes no processo de ensino e aprendizagem. In: LEAL, EDVALDO ARAÚJO; MIRANDA, GILBERTO JOSÉ; NOVA, SILVIA PEREIRA DE CASTRO CASA. (Orgs). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. 1. ed. [2. reimpr.]. - São Paulo, Atlas, 2018.

MARQUES, ALESSANDRA VIEIRA CUNHA; MIRANDA, GILBERTO JOSÉ; MAMEDE, SAMUEL DE PAIVA NAVES. Storytelling: aprendizado de longo prazo. In: LEAL, EDVALDO ARAÚJO; MIRANDA, GILBERTO JOSÉ; NOVA, SILVIA PEREIRA DE CASTRO CASA. (Orgs). Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. 1. ed. [2. reimpr.]. - São Paulo, Atlas, 2018.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. Volume I. Tradução de Roneide Venancio Majer e colaboração de Klauss Brandini Gerhardt. São Paulo: Paz & Terra, 2006.

KNÜPPEL, Maria Aparecida Crissi. Blended Learning e a aula invertida no Ensino Superior. In: Educação e novas tecnologias: questões teóricas, políticas e práticas. Maria Luísa Furlan Costa; Annie Rose dos Santos (Orgs.). Maringá: Eduem, 2017.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogo para quê? São Paulo: Cortez, 2010.

MORAN, José. Mudando a educação com as metodologias ativas. [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf. Acesso em 19 de jun. de 2019.

MORAN, José. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Lilian Bacich; José Moran (Orgs.). Porto Alegre: Penso, 2018.

VALENTE, JOSÉ ARMANDO. A sala de aula invertida e a possibilidade do ensino personalizado: uma experiência com a graduação em midialogia. In: Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. BACICH, LILIAN; MORAN, JOSÉ. (Orgs). Porto Alegre: Penso, 2018.

VALENTE, José Armando; Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini; Geraldini, Aexandra Fogli Serpa. Metodologias ativas: das concepções às práticas em distintos níveis de ensino. Revista Diálogo Educional, Curitiba, v. 17, n. 52, p. 455-478, abr./jun. 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/9900 Acesso em 19 de jun. de 2019.

TAPSCOTT, D.; WILLIAMS, A. D. Innovating the 21st-Century university: It’s time! Educause Review, January/February, [S.l.], 17-29, 2010. Disponível em: http://net.educause.edu/ir/library/pdf/ERM1010.pdf Acesso em 19 de jun de 2019.

Publicado

02-08-2021