A LÍNGUA PORTUGUESA E O NASCIMENTO DO VERNÁCULO BRASILEIRO
Palavras-chave:
História das ideias linguísticas. Língua. Brasil. VernáculoResumo
Nesse artigo será trabalhado, com base na história das ideias linguísticas, o vernáculo brasileiro: seu nascimento quanto às especificidades de língua que o perfazem e como é resignificá-lo através do tempo. Objetiva-se conjecturar como, a partir do nascimento do senso de vernáculo brasileiro historicamente, é possível resignificá-lo em meio aos desafios contemporâneos, considerando-se o fato de que tal vernaculismo é resultado de um processo colonizador. Para alcançar esse fim, é feita uma abordagem teórica com autores, como Auroux, Orlandi, Guimarães e Ilari que discorrem sobre historia das ideias linguísticas, língua portuguesa e língua portuguesa no Brasil. O caso brasileiro apresenta peculiaridades em relação ao vernáculo, pois tal conceito deriva da colonização e do deslocamento da língua para um território diferente e só então há uma historicização dessa, acompanhada de todo um processo de gramatização (ORLANDI, 2002). Ao final, o trabalho espera contribuir para a questão do delineamento dinâmico a respeito do vernáculo brasileiro, para que seja possível resignificá-lo contemporaneamente.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.