As reflexões éticas de Paul Ricoeur
Resumo
Centrado no tema da ética de Paul Ricoeur o artigo objetiva explicar o que é a ética para o autor, os princípios que a orientam, sua aplicabilidade e atualidade. Esta ética é elaborada quando ele se lança à reflexão sobre o agir humano, questionando-se se este é um modo de ser essencial, numa tentativa de entender o homem no mundo atual. Assim, procura apreendê-lo no que sobressai da condição de agir e destaca o caráter racional da ação. Estabelece diferenciação para os termos ética e moral atribuindo ao primeiro a idéia de orientação pela excelência, pelo considerado bom, constituída anteriormente à moral. Já a moral compreende tanto os princípios do permitido quanto o sentido da obrigação que liga, aproxima o sujeito à obediência das normas. É a ética, porém, que se sobrepõe à moral e esta, em última análise, recorre àquela. Verifica-se que o autor utiliza as idéias de vida boa e amizade de Aristóteles e a solicitude implicada no imperativo categórico kantiano. Com estes alicerces, elabora uma idéia de ética que propõe a organização de uma vida harmônica, consoante, que valoriza a estima de si e o respeito de si, em que reine o espírito de solicitude, de concórdia, de solidariedade entre todos os homens da comunidade em que o mundo se transformou, no qual todos são o próximo, e que tem como guia a justiça das instituições. Nas circunstâncias difíceis, que se apresentam na ação cotidiana, a prudência é a virtude do homem sábio a ser exercitada em cada decisão em que a intenção ética se encontra com a norma moral. Portanto, a proposta que emana da concepção ética é factível e aplicável no cotidiano atual.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.