Educação e profissionalização em tempos tecnológicos na sociedade digital
Palavras-chave:
Educação, Trabalho, Sociedade do conhecimento, TecnologiaResumo
O artigo apresentado é fruto de reflexões sobre nossa atuação como professores do Ensino Superior, interessados na relação educação-trabalho que, integrados ao HISTEDBR-GT/Centro-Oeste, nos oportunizou articular reflexões de duas linhas de pesquisa:História, Tecnologia e Cultura e História, Educação e Trabalho. Junto a estes aspectos está o Projeto de Pesquisa que acontece no Instituto Educacional Dom Bosco - IEDB, de Guarapuava: “Educação e Trabalho: uma aproximação com a realidade profissionalizante e a construção da cidadania", suscitando reflexões sobre o processo educativo e profissionalização. A LDB-9394/96 e a concepção de transformação da sociedade do trabalho para sociedade do conhecimento, fundamentada na tecnologia promovem novas relações educacionais, sociais, econômicas e políticas admitindo análises inter-relacionadas. As novas tecnologias, a partir da introdução do computador no sistema educacional brasileiro, vêm provocando uma revolução na nossa concepção de ensino e de aprendizagem, onde computadores podem ser utilizados como recurso bastante útil no processo pedagógico. Nesse contexto dialogamos e socializamos nossa argumentações. O processo de pesquisa bibliográfico com aplicação prática em encontros e discussões entre os educadores e educandos do IEDB. Despertar a crítica e socializar informações pressupõe contribuir no debate dentro e fora da instituição, embasados na pesquisa-ação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.