Uma análise sobre a escola enquanto um dispositivo de segurança nas obras de Michel Foucault
Palabras clave:
Foucault. Dispositivo de segurança. Escola. Sexualidade infantil. Biopoder.Resumen
Trata-se de uma investigação que percorre os estudos de Michel Foucault abordando de que maneira as escolas, verificadas por esse pensador, funcionam enquanto um dispositivo de segurança. Analisa-se o que é um dispositivo dessa espécie e esclarece-se o conceito de governamentalidade, o qual permite prosseguir com o propósito desse trabalho. Percebe-se que, nos estudos referentes à sexualidade, o pensador verifica tal instituição operando aspectos do biopoder – característicos do dispositivo de segurança, que atua na edificação de traços biológicos de uma população – quando constitui crianças por meio de discursos considerados verdadeiros acerca do sexo. Observa-se também, a relação entre a escola e outros dispositivos que a complementam e que são complementados por ela, tais como a família, o médico e o jurídico: essa situação finda numa arte de governar.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.