Modelo de mensuração de indicadores de desempenho profissional de colaboradores com base no balanced scorecard

Autores/as

  • Fábio Aurélio de Mario Universidade Estadual de Maringá

Palabras clave:

Indicadores de desempenho. Balanced Scorecard. Aprendizado.

Resumen

Em um mundo globalizado, competitivo e com constantes alterações no mercado, as organizações necessitam elaborar indicadores de desempenho para mensurar seu posicionamento. Dentro deste contexto dos indicadores financeiros, devem ser mensurados também os indicadores não financeiros. Isso inclui principalmente valores intangíveis como o capital intelectual. Para essa demonstração são selecionados indicadores estrategicamente relevantes, que possibilitem a obtenção de informações comparativas, disponibilidade quando necessária, confiáveis, possíveis de serem verificadas e com a maior exatidão possível, convergindo com a estratégia organizacional, ou seja, o posicionamento atual, o direcionamento a seguir e a pretensão que a organização almeja. Uma ferramenta que abrange todas essas possibilidades é o Balanced Scorecard, que proporciona a estruturação de uma matriz de indicadores com objetivos, métricas, metas e seu monitoramento. Esse artigo apresenta uma proposta para a gestão e análise de desempenho profissional e a importância dos indicadores nas organizações com base no Balanced Scorecard.

Publicado

01-12-2015

Número

Sección

Artigos