O olhar dos estudantes sobre o ensino da matemática na educação do campo: a dicotomia entre o modelo tradicional e a etnomatemática
Palabras clave:
Ensino da Matemática. Etnomatemática. Educação do Campo.Resumen
Este artigo expõe os olhares dos estudantes sobre o ensino da Matemática na Educação do Campo: contribuições e desafios. O estudo foi realizado em um Colégio Estadual do Campo, localizado em uma comunidade agrícola do município de Laranjeiras do Sul, Paraná, Brasil. A metodologia adotada é um estudo exploratório, com a utilização de uma entrevista semiestruturada aplicada a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os resultados apontam a falta de formação específica para os docentes que atuam nas escolas do campo, a descontextualização dos conteúdos, bem como a sua abordagem tradicional. Estes são os principais aspectos identificados na defasagem do processo de ensino e aprendizagem da Matemática.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.