Um piquenique nos jardins da miséria: a figuração dos pobres e os limites da representação social na literatura de João do Rio
Palabras clave:
Literatura Brasileira. Belle Époque Carioca. João do Rio. História e Representação Literária.Resumen
Na produção literária de João do Rio, podemos presenciar, além do gosto pela estética artenovista, uma importante abertura para a descrição de ambientes periféricos da cidade onde a massa de explorados e de excluídos elabora uma narrativa bem diferente daquela patrocinada pelo discurso oficial, de orientação progressista e estrangeira. Nesse sentido, vamos procurar destacar e relatar, neste artigo, as tensões provocadas entre o desejo do escritor em absorver a dimensão social sem, no entanto, abandonar sua filiação estético-ideológica. A história de vida dos malsinados do Rio de Janeiro é, pois, envolvida por um discurso alheio, constituindo-se numa espécie de operação de evicção. Porém, essa história permite ainda recuperar parte da imaginação dessa população, podendo, assim, ser vista tanto como documento para História quando monumento para a Literatura.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.