Caracterização morfométrica da bacia hidrográfica do Rio Cascavel, Guarapuava/PR
Palabras clave:
Rede de Drenagem, Hidrogeomorfologia, Morfometria e Bacia HidrográficaResumen
O presente trabalho apresenta a caracterização morfométrica da Bacia Hidrográfica do Rio Cascavel - Guarapuava/PR. O Rio Cascavel percorre um trecho de 24,4 km, possui uma área de drenagem de 81,03 km², uma hierarquização fluvial de 4ª ordem, densidade de drenagem de 1,54 km/km², amplitude topográfica de 256 metros e conta com mais de 40% da sua bacia ocupada pela área urbana de Guarapuava/PR. Estudos envolvendo os aspectos físicos da Bacia Hidrográfica do Rio Cascavel são escassos. Neste artigo são apresentadas algumas análises morfométricas da bacia que podem subsidiar ações de manejo e planejamento, visando minimizar os problemas ambientais. O estudo foi efetivado por meio do levantamento de dados bibliográfico-cartográficos e trabalhos de campo na área de estudo. Para a manipulação dos dados foram empregados os softwares Spring e a planilha eletrônica Calc. sendo analisada uma série de parâmetros morfométricos da bacia. Entre estes cabe destacar a aplicação das quatro Leis de Horton que se mostraram válidas para a bacia. Esta apresenta declividades acentuadas na porção jusante e montante, e baixo gradiente clinográfico na sua área central. De forma geral, constataram-se áreas com restrições morfológicas para o uso da terra como: declividades acentuadas no curso inferior principal; zonas adjacentes ao canal principal potenciais a inundações e alagamentos, além de áreas na porção montante da bacia que possuem grande número de nascentes. Por fim, conclui-se que o conhecimento das características morfométricas da BHRC contribuiu significativamente para o planejamento e o manejo do uso e ocupação do solo. Contudo, o presente trabalho não tem o intuito de dar por encerradas as discussões referentes aos processos socioambientais existentes na BHRC. A pesquisa proporcionou um diagnóstico preliminar, fornecendo subsídios para futuros trabalhos na área, a fim de melhor analisar os impactos antrópicos com destaque para a expansão urbana.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.