Nietzsche: a música de Wagner como representação da decadência da sociedade burguesa ocidental (O caso wagner)
Palabras clave:
Friedrich Nietzsche, Richard Wagner, Arte musical, Sociedade ocidental, Decadência culturalResumen
Este trabalho pretende analisar a obra O caso Wagner, de Nietzsche. Wagner, famoso músico alemão fora, por mais de uma década (até 1876), exaltado e admirado por Nietzsche como a própria reencarnação do espírito dionisíaco na sociedade europeia do século XIX. Em O Caso Wagner, de 1888, obra do final da vida lúcida de Nietzsche, o músico, contudo, é denunciado e apresentado como a manifestação da decadência da sociedade burguesa e redentor da sociedade ocidental cristã. Do ponto de vista de Nietzsche, a partir de certo momento de sua carreira como compositor, Wagner teria cristianizado sua música e se tornado o grande arauto da ascensão do estado alemão, na forma do Terceiro Reich. Assim sendo, o caráter já mercadológico da música de Wagner, ou seja, da música voltada para a animação das grandes massas, é denunciado por Nietzsche como uma manifestação da mudança de caráter da música wagneriana, a qual teria deixado de ser trágica para se tornar ópera popular e música para emocionar.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.