Conflitos agrários no oeste do Paraná - O caso do “Grilo Santa Cruz” na colonização de Nova Aurora (1952-1958)
Keywords:
Conflitos agrários. Oeste do Paraná. Nova Aurora.Abstract
A disputa pela terra no sudoeste do Paraná, ocorrida na década de 1950, é um assunto bastante debatido pela historiografia paranaense, mas poucos sabem que na mesma época, em Nova Aurora, oeste do estado, houve um conflito muito semelhante. Nova Aurora surgiu do loteamento de uma área de terras conhecida pelo nome de imóvel Santa Cruz. Quando em 1952, a Sociedade Colonizadora União D’Oeste Ltda. se apossou dos títulos do imóvel, este era ocupado por posseiros que acreditavam ocupar terras devolutas do Estado. Alegando que os títulos da fazenda Santa Cruz, que se encontrava em posse da União do Oeste eram falsos e, portanto, constituindo-se em um grilo de terras, no ano de 1953, o governo do estado entrou com uma ação judicial para anulá-los. O processo durou de 1953 a 1958 e desencadeou uma longa disputa entre as partes. Neste período, os colonizadores da União do Oeste tentaram por todos os meios expulsar os posseiros que se encontravam na área, provocando um grande conflito pela posse da terra em Nova Aurora e que resultou em um levante de posseiros, muito parecido com o que ocorreu no sudoeste. Pretende-se apresentar neste artigo algumas particularidades deste levante que, a exemplo do ocorrido no sudoeste, também teve sua importância e merece ser discutido.Downloads
Published
Issue
Section
License
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.