Ensino religioso em um país laico
Keywords:
Ensino religioso. Estado laico. Escola pública. Cidadania.Abstract
O texto debate a pergunta: conflita o ensino religioso escolar público com a laicidade constitucional do Estado brasileiro? A pertinência e relevância da questão coincidem com o debate político hodierno na sociedade brasileira. Porém, a crise do embate político aparece quando os termos ensino religioso e laicidade, são interpretados sob uma ótica ideológica estreita. A polêmica parece ser, antes que um confronto de praxe política, uma questão de interpretação semântica dos conceitos. Entender a laicidade, surgida na modernidade, como um processo civilizatório que emancipa e liberta o cidadão no caminho para uma cultura do ser e crescer junto, pode facilitar a convivência pacífica e profícua. A laicidade discerne entre o que é a autonomia do espaço profano e o campo do considerado sagrado. Estado Laico (λαός, λαϊκοί, povo) é, neste contexto, o país que constitucionalmente não tem como projeto civilizatório desenvolver, cultivar preservar, difundir o mundo da religião ou afins. A laicidade é o espaço profano da sociedade civil no processo político de construção do seu projeto civilizatório universal. O Estado de direito democrático não conflita com as aspirações justas dos cidadãos organizados ou de minorias, quando suas reivindicações, isentas de discriminação, visam ser reconhecidas e manter ou aprimorar valores culturais próprios que os diferenciam e os ajudam a conservar a sua identidade no contexto dos valores nacionais ou universais. O entendimento dos conceitos laicidade e Estado dissipar interpretações ideológicas e ampliar os horizontes da cidadania criativa e feliz.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.