Negatividade e transcendência o ser e o nada na filosofia de Sartre
Keywords:
Sartre, negatividade, transcendência, ser e nadaAbstract
Esse artigo tem como objetivo analisar de que modo Sartre supera a aparente contradição resultante da introdução de L’Être et le Néant, qual seja, como pode haver mundo se a análise preliminar do fenômeno de ser levou à dicotomia entre um ser que é para-si e um outro, o em-si, fechado em si mesmo. Para isso, será necessário analisar a regressão analítica empreendida na Primeira Parte da obra e entender de que modo a ontologia fenomenológica supera tal dificuldade; em seguida será preciso explicar a relação fática entre o ser-em-si e o ser-para-si. O método utilizado será a leitura estrutural de texto, ou seja, as dificuldades pesquisadas serão respondidas com base naquilo que o autor nos apresentar. Espera-se com isso mostrar que Sartre, em pleno século XX e com as dificuldades teóricas dessa época, produz uma ontologia fenomenológica e assim, prestar-lhe a devida homenagem.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.