Configurações discursivas na obra de Adriana Lisboa: metáforas da essência feminina

Autores/as

  • Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira Universidade Estadual do Centro-Oeste

Palabras clave:

Formação discursiva, Escritoras brasileiras, Escrita de mulheres

Resumen

A pesquisa analisa a escrita de autoria feminina na obra de Adriana Lisboa no conto “Amendoeiras”. O objetivo é buscar a enunciação feminina em contos produzidos por mulheres, partindo da construção identitária, passando pelos conceitos de multiplicidade nas questões de identidade do sujeito. O texto da escritora interpreta o contexto social no qual a mulher está inserida, gerando, por meio de recursos enunciativos diferenciados, um discurso feminino. Além disso, pretende-se neste trabalho, examinar a relação entre literatura e a presença da mulher nas práticas sociais de uma cultura que se desenvolveu a partir do androcentrismo, que cria imagem negativa do feminino e a projeta como outro. A análise considera o lugar de onde o sujeito enunciador constrói seu discurso, ou seja, lugar de repetição ou ruptura dos discursos circulantes na sociedade e, ainda, demonstrar como o sujeito histórico feminino formula seu discurso, trabalha a linguagem para produzir sentido e, assim, construir sua história.

Publicado

13-06-2012

Número

Sección

Artigos