‘Colagem de linguagens’: re-midiação1 em O homem que copiava e Meu tio matou um cara de Jorge Furtado
Keywords:
Cinema, Mídia, Re-midiação, Jogos virtuaisAbstract
O cinema, uma forma popular de entretenimento, que há mais de um século encanta multidões, tem sido dramaticamente transformado. Novas tecnologias que cercam a sétima arte, tais como o videogame e o computador, têm mergulhado na tela do cinema e desta forma, fazem com que as diferenças entre mídias sejam quase que apagadas. Levando em consideração que as duas produções de Jorge Furtado, O Homem que Copiava e Meu Tio Matou um Cara, aqui escolhidas para esta análise, são meios através dos quais outras mídias são transmitidas, este trabalho tem como objetivo apresentar como a Re-midiação, que representa esta fusão, ou diálogo entre diferentes este trabalho visa analisar de que maneira a reprodução mecânica da pintura, da literatura, entre outras manifestações artísticas, provocam diferentes reações no espectador em relação à arte a partir do momento em que são ‘re-midiadas’ nas duas produções cinemáticas em questão. Sendo assim, este trabalho baseia-se nas teorias da Re-midiação, introduzidas por Richard Grusin e Jay D. Bolter, bem como em Walter Benjamin, no que diz respeito à reprodução mecânica da arte.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.