Os aportes da educação de surdos, decorrentes do decreto federal no 5626/05
Keywords:
LIBRAS, Empoderamento, Interatividade, Decreto 5626/05, Identidade surdaAbstract
O presente trabalho pretende, a partir do paradigma emergente da Política Nacional para a Educação na contemporaneidade, provocar reflexões em torno da educação das pessoas surdas, levantando algumas questões, referentes ao impacto do Decreto Federal no. 5626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei 10.436/02, que dispõe sobre o Reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS. O Decreto delibera a abertura para maior interatividade, com novas abordagens de acessibilidade favorecendo aos seus usuários apropriar- se da multiplicidade de saberes e linguagens do universo histórico- cultural. Assim, sendo reconhecida linguísticamente, por meio de sua disseminação, a LIBRAS, estará promovendo bem mais que a simples aproximação entre ouvintes e não ouvintes pois, acima de tudo, poderá colocar o surdo na vanguarda da comunicação, consolidando sua interação e participação no processo de transformação da sociedade. Espera-se que os resultados advindos da ressocialização linguística, considerando a difusão da LIBRAS, contribuam com o empoderamento das pessoas surdas, favorecendo seu autodesenvolvimento bem como construindo a ressignificação da identidade do grupo, em relação aos aportes da história sócio-educacional de sua cultural realidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Observação: Quando há mais de um autor o líder responsabiliza-se pelas declarações a seguir.
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Eu declaro ser autor do artigo submetido à apreciação da Revista ANALECTA.
Declaro, ainda responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista.
Declaro que o artigo respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas.
Declaro que o texto atenda as disposições de Comitês de Ética na pesquisa.
Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas.
Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Eu declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação.
Declaro que, se o artigo for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista ANALECTA para publicação impressa ou em meio eletrônico.
Declaro aceitar o licenciamento do artigo sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria.
Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.