Alterações morfométricas em mudas de eucalipto causadas pela frequência de flexões caulinares
Resumo
O ensaio objetivou avaliar as alterações morfométricas em mudas de eucalipto submetidas a flexões caulinares ao final do período de produção. O ensaio foi conduzido em ambiente protegido com 50% de sombreamento em delineamento inteiramente ao acaso em arranjo fatorial formado por mudas de Eucalyptus pellita F. Muell e Eucalyptus grandis Hill ex. Maiden e cinco frequências de flexões caulinares (0, 5, 10, 20 e 40 flexões) por trinta dias em quatro repetições de dez mudas. Ao final da imposição dos tratamentos quantificou-se a altura, o diâmetro do coleto, a massa seca aérea e radicular, e o extravasamento de eletrólitos de tecidos radiculares. Os dados foram submetidos à análise de variância e quando da existência de diferenças as médias dos tratamentos foram comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. Mudas de E. pellita externaram redução no crescimento primário gerando mudas com qualidade inferior enquanto que mudas de E. grandis tiveram sua qualidade aumentada com 20 flexões diárias.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.