Sustentabilidade Ecológica pelo cálculo da Pegada Ecológica
Resumo
A metodologia da Pegada Ecológica (PE) consiste em calcular o tamanho da área bioprodutiva necessária para produzir recursos e assimilar as emissões de Dióxido de Carbono (CO2 ) produzidas pela população em estudo. Nesse contexto, buscou-se quantificar o consumo médio dos principais recursos empregados no cotidiano da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Medianeira (UTFPR-MD) durante o ano de 2015. Os resultados indicam uma Pegada Ecológica total de 177,41 hectares, equivalente a uma área quase 15 vezes maior que o próprio campus. Constatou-se que o consumo de Alimentos e Infraestrutura e Edifícios, juntos correspondem a 84% das emissões de CO2 e da composição da PE. O consumo de energia elétrica resultou em uma área quase duas vezes maior que a área do campus, enquanto que o consumo de papel e de Mobilidade e Transporte, por sua vez, são os que apresentam menores impactos, com menos de 4% na composição total. A contribuição per capita da PE do campus corresponde a 0,0753 ha.hab-1.ano-1. Esse valor está próximo à PE nacional que é 0,0725 gha.hab-1.ano-1. Comparado a outros campus universitários, a UTFPR-MD apresentou maior sustentabilidade, pois sua PE per capita é 63% menor que a daUSP – São Carlos e 56% menor que da USC. Embora seja um aspecto positivo, é fundamental diminuir ainda mais esse índice através da adoção de medidas mais sustentáveis junto à população do campus. Ressalta-se, ainda, a importância da Pegada Ecológica como uma ferramenta de fácil aplicação e compreensão dos resultados, tornando-se peça fundamental na gestão ambiental do campus.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE AUTORIA
Declaro ser autor/a do manuscrito submetido à apreciação da Revista AMBIÊNCIA. Declaro, ainda, responsabilizar-me pela originalidade da obra e afirmo que o texto não foi publicado por outra editora ou revista. Declaro que o manuscrito respeita a Lei 9.610/1988 dos direitos autorais, no que concerne ao texto propriamente dito, às referências e citações de fontes de pesquisa utilizadas. Declaro que o texto atende as disposições de Comitês de Ética na pesquisa. Declaro ter adquirido os direito autorais reservados ou ter permissão de uso de fotos, imagens, quadros, marcas registradas, nomes de organizações ou empresas. Declaro ter autorização para publicar resultado de entrevistas e manifestações orais ou escritas de pessoas envolvidas na pesquisa.
DECLARAÇÃO DE CESSÃO DE DIREITO AUTORAL
Declaro que a obra cedida não tem nenhum impedimento legal para publicação e divulgação. Declaro que, se o manuscrito (artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica) for aceito, cedo gratuitamente os direitos autorais à Revista AMBIÊNCIA (Editora da Unicentro) para publicação impressa ou em meio eletrônico. Declaro aceitar o licenciamento do artigo, nota técnica, relato de caso, revisão bibliográfica sob Creative Commons Attribution License e permito o compartilhamento do conteúdo, com reconhecimento de autoria. Esses termos ficam aceitos e acordados quando da finalização dos itens de submissão do trabalho, dispensando a declaração, na forma impressa ou assinada.